Calouros <3

A essa altura, é bem provável que a euforia de ter entrado na Universidade tenha sido substituída pelas dúvidas do que vem a seguir, né? É exatamente por esse motivo que queremos evitar ao máximo que nossos calouros se sintam perdidos na nossa querida UTF. Então, se liga aí em algumas dicas para dar aquela força no começo do semestre 😉

00405_capa_retorno_01_4338284224580218346

Você já conhece a estrutura do seu Câmpus? Caso não conheça, não esquente! Nos portais de cada câmpus está disponível um pequeno mapa para que você fique por dentro de onde fica o departamento do seu curso, as secretarias, banheiros, quadras, bibliotecas e é claro, o RU-zão. Ah, a menos que você seja da Sede Neoville em Curitiba ou do Câmpus Santa Helena, as únicas unidades que ainda não possuem Restaurante Universitário.

Mas não se preocupe, você ainda terá acesso livre aos ambientes da Universidade, só lembre de fazer seu crachá no Derac, o Departamento de Registros Acadêmicos, ou Secretaria, como é conhecido pela galera. A produção do crachá segue um cronograma próprio; então, informe-se sobre os dias e horários de atendimento. Atenção: o crachá é indispensável para você ter acesso ao RU e à biblioteca.

O cadastro da biblioteca é bem simples. A partir do número da sua matrícula, será gerada uma senha pessoal para a realização de empréstimos, renovações on-line e consultas. Cada aluno pode emprestar cinco livros pelo período de sete dias, podendo serem renovados por outras três vezes por igual período. Lembrando que os atrasos das devoluções geram multa de R$ 1 por dia, para cada livro. É importante ficar atento a esse item, porque débitos na biblioteca impossibilitam a rematrícula nos semestres seguintes!

Mais atividades…

E não é só de aulas que vive um universitário, não é mesmo?. Entre as atividades extracurriculares oferecidas pela UTF estão: os grupos de teatro, corais, incubadoras, hotéis tecnológicos e até empresas juniores. Ah, também há diversos projetos encabeçados pelos Centros Acadêmicos, representante dos interesses dos alunos junto as coordenações, e pelas Atléticas, responsáveis por dar uma mão pra galera que adora esportes.

Talvez você se sinta perdido nos primeiros dias até entender como tudo funciona, mas não tem erro não! Ao poucos você irá decorar até as milhares de siglas espalhadas pelo seu câmpus. Ou não, né?  ¯\_(ツ)_/¯

Ah, e para ficar ligado em todas as oportunidades que a UTF oferece, é só acompanhar nossos posts aqui no Blog do Aluno.