Cursinhos solidários para o Enem

Se você vai entrar no famigerado terceirão ou vai tentar mais um ano de cursinho, mas não tem como bancar um pré-vestibular pago, calma! Nem tudo está perdido. A ONG Em Ação e o Cursinho Solidário estão com inscrições abertas para o processo seletivo extensivo 2017. e olha só como a iniciativa é maravilhosa: os pré-vestibulares são totalmente gratuitos!

Nos dois casos, as seleções ocorrem em duas fases. A primeira é uma prova objetiva das disciplinas do ensino médio; e a segunda fase consiste em uma entrevista socioeconômica com os candidatos. As aulas são realizadas em Curitiba.

Projetos contam com a participação de professores voluntários (Foto: Divulgação/ONGemAção)

A UTFPR, por exemplo, é repleta de estudantes que passaram pelos projetos: O aluno Rafael Ribeiro participou do Cursinho Solidário em 2014 e hoje cursa Design Gráfico no Câmpus Curitiba. “Eu ainda estava fazendo terceirão no meu antigo colégio, mas eu tive algumas aulas no cursinho que super me ajudaram, explicaram melhor algumas coisas e ainda ensinaram conteúdos que não tinham sido ministrados no meu antigo colégio. Além disso, os simulados e aulões nos finais de semana fizeram toda a diferença na hora do vestibular”, comenta.

Gabriel Hideki também participou das iniciativas, porém pela ONG Em Ação. “Queria fazer alguma engenharia, quando vi os preços caí pra trás. No cursinho vi a oportunidade de tentar a Federal, até então muito fora do meu alcance. Foi graças ao cursinho que meu nível de aprendizado aumentou e eu consegui ingressar na UTF”, explica Hideki, estudante do segundo período de Engenharia de Controle e Automação.

Seja qual for a escolha, os dois pré-vestibulares darão aquela força pra você realizar o sonho de ingressar no ensino superior. Então, é aproveitar essa oportunidade!

O Cursinho Solidário está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro com a taxa única de inscrição de R$ 50, e a ONG Em Ação segue com as inscrições até o mês de fevereiro com a taxa única de R$ 45.