Mestrado em computação aplicada conquista prêmio em evento científico nacional

Mais um para a nossa galeria de prêmios!

O estudante Diogo Luvizon, do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (Câmpus Curitiba), ganhou o primeiro lugar no concurso de dissertações e teses do Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (Sibgrapi).

premio_dissertacao_campus_curitiba

Diogo Luvizon apresenta o certificado de premiação

O trabalho descrito na dissertação propôs um sistema (imagem abaixo) não intrusivo, baseado somente em vídeos digitais, para medição de velocidade de veículos por meio da detecção e rastreamento de placas, tecnologia ainda inexistente no Brasil. Na pesquisa, foram descritos algoritmos inovadores para detectar regiões contendo veículos em movimento e suas placas. A velocidade de cada veículo foi estimada com base no rastreamento das placas e transformações geométricas.

sistema_dissertacao_utfpr

O trabalho foi realizado sob orientação dos professores Rodrigo Minetto e Bogdan Nassu, do Departamento Acadêmico de Informática (Dainf) e também conquistou o segundo lugar  no XXIII Latin American Contest of Master Thesis (CLTM) do CLEI (Latin American Computing Conference), realizado no Chile e que contou com a participação de outras 28 dissertações.

 

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *