Alunos criam portal de jornalismo colaborativo em hackathon da Globo

Alunos de Engenharia de Computação do Câmpus Curitiba e ex-alunos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Cornélio Procópio desenvolveram um portal de jornalismo colaborativo para o Hackathon da Rede Globo, uma maratona para desenvolvimento de softwares. A edição realizada em abril teve como tema “O futuro da produção e distribuição de conteúdo no jornalismo, esporte e entretenimento”.

Um dos integrantes da equipe, Diego Lee, conta que a proposta era criar um portal que possibilitasse a humanização do jornalismo por meio do empoderamento do usuário, descentralizando a produção de conteúdo para trazer múltiplas perspectivas de um mesmo fato. A partir de um sistema de ranqueamento, notícias de qualidade e usuários com boa reputação ganhariam visibilidade. Todos têm o poder de contribuir para uma sociedade mais plural.

Membros da equipe que desenvolveu a plataforma de jornalismo colaborativo (Foto: Reprodução/TechTudo)

Equipe que desenvolveu a plataforma de jornalismo colaborativo (Foto: Reprodução/TechTudo)

A ideia surgiu em um debate com membros da equipe sobre a tendência das plataformas colaborativas. “Meu colega me disse – ‘Uber, maior empresa de transporte do mundo, é colaborativo; Airbnb, maior empresa de hospedagem do mundo, é colaborativo; Youtube, maior empresa de videos do mundo é colaborativo’. Por que não fazemos a Globo, a maior empresa de televisão do Brasil, ser colaborativa?”, conta Lee, um dos participantes da Hackathon e aluno de Curitiba.

Ah, e olha que legal: toda essa galera da UTF se conheceu apenas na hora do evento! E a peneira foi grande: de um universo de mais de 2 mil inscritos, apenas 50 foram convocados para a maratona, realizada na casa do BBB – aquela, a mais vigiada do Brasil!

Apesar de não estar entre os vencedores, o projeto teve uma boa aceitação entre os organizadores do evento. A ideia agora é lançá-lo com o código aberto para que mais pessoas tenham acesso à plataforma.

One thought on “Alunos criam portal de jornalismo colaborativo em hackathon da Globo

1. “… a proposta era criar um portal que possibilitasse a humanização do jornalismo por meio do empoderamento do usuário, descentralizando a produção de conteúdo para trazer múltiplas perspectivas de um mesmo fato”.

Uma excelente ideia! Eles só se esqueceram de que estavam desenvolvendo uma solução para a Rede Globo de ALIENAÇÃO, que jamais iria admitir outorgar às pessoas a comunicação, afinal comunicação é o poder.

De qualquer forma, meus parabéns aos alunos da UTF pela ideia e pela iniciativa! :) Sou aluno de BSI, Campus Curitiba, e gostaria de conhecer melhor este projeto.