Aluna de Comunicação Organizacional acompanha feira esportiva no RJ

A acadêmica Ana Paula Robert, do bacharelado em Comunicação Organizacional da UTFPR, participou, no inicio do mês de abril, da feira Arnold Classic 2016. O evento ocorreu no Rio de Janeiro e a estudante obteve uma credencial de imprensa para observar as atividades de comunicação desenvolvidas durante a mostra, em especial a ativação de patrocínios. A observação, em caráter de pesquisa acadêmica, teve como objetivo a produção de um artigo científico que está sendo produzido para a disciplina Projeto 2, do curso. O relato da aluna demonstra que a experiência foi gratificante.

Feira esportiva Arnold Classic 2016, no Rio de Janeiro

“No início estive apreensiva por estar pela primeira vez numa sala de imprensa, sob pressão quanto as metas que deveriam ser atingidas por meio das entrevistas que deveria fazer para produção de artigo. A calma começou a se estabelecer quando conheci a assessoria de imprensa da ZDL (empresa responsável), que me tratou com paciência e foi solícita, tanto por e-mail quanto pessoalmente. Com estes contatos, no decorrer da feira pude ter respaldo para fazer a pesquisa sobre patrocínio e obter contatos, desta forma fortalecendo que produções acadêmicas também devem estar nesse veio para mostrar uma visão científica desvinculada de interesses capitais.”

Ana Paula, que já conhecia o evento de uma outra edição, preparou-se durante várias semanas para desenvolver a pesquisa. “Outra coisa que auxiliou foi organizar dados previamente para já chegar com pautas, isto foi indicação de professores e também aprendemos em sala de aula em matérias como Projeto I, Jornalismo Organizacional e etc. O curso traz uma gama de possibilidades de atuação, e fica a encargo do aluno optar e focar em áreas de seu interesse. Me interesso por marketing esportivo e aprecio muito a organização/dinâmica da feira. Para acompanhar o ramo mais a fundo, descobri um acervo grande sobre comunicação esportiva na biblioteca da UTFPR, Sede Centro”.

A professora Elza Oliveira Filha elogiou a iniciativa da estudante. “É gratificante quando percebemos esta disposição para o desenvolvimento de um trabalho. A Ana Paula deslocou-se até o Rio de Janeiro, arcando com as despesas da viagem, para desenvolver uma pesquisa que resultará em um artigo científico. Mesmo reconhecendo que trata-se de uma área de interesse na qual ela pretende atuar como profissional, trata-se de uma atitude que merece elogios. Confio que o artigo corresponderá ao esforço da acadêmica”, disse a professora, acrescentando que os profissionais formados em Comunicação Organizacional podem atuar em áreas variadas e nos mais diversos segmentos.