Sancionada lei que regulamenta atividades das empresas juniores

Boa notícia para o movimento de empresas juniores da UTF! 😀

No último dia 6, a presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto de lei que regulamenta as entidades que promovem o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, as empresas juniores. Com a regulamentação, toda empresa júnior deve ser formada exclusivamente por estudantes matriculados em instituições de ensino superior, não podem ter ligação partidária, além de que o trabalho terá que ser voluntário e sem fins lucrativos.

Reunião de trabalho da Tetris, empresa júnior do Câmpus Curitiba

Oriunda do PLS 437/12, a lei garante que as empresas juniores não percam o caráter de associações civis sem fins lucrativos e que possa realizar projetos  para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos seus membros. Ela também servirá para dar mais amparo às empresas juniores, dando melhores oportunidades para os alunos construírem um ambiente semelhante ao mercado de trabalho. A nova legislação, pioneira no mundo, também determina que os valores arrecadados nos projetos sejam inteiramente reinvestidos na própria empresa.

Dessa forma, a lei passa a normatizar as mais de 1,2 mil organizações, que envolvem 11 mil estudantes universitários brasileiros, segundo dados da Brasil Júnior. Somente na UTF, são 22 empresas juniores espalhadas nos Câmpus Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa.