Alunos do 2° período de Comunicação Organizacional realizam até esta sexta (15), no pátio do Bloco E do Câmpus Curitiba, mais uma edição da exposição fotográfica das disciplinas Projeto II e Linguagem Visual I, que neste semestre traz como proposta a troca de um olhar viciado para uma visão mais crítica e aguçada do mundo que os envolve.
Anushka Lemos, professora de Linguagem Visual I e uma das coordenadoras do projeto, comenta que a ideia é levar os alunos a pensarem mais sobre a imagem em si, sem focar tanto no resultado final, mas sim no processo de construção que os levaram até à exposição. “Uma das coisas que a gente tem que lidar muito com os alunos de comunicação é a questão de como é que você os ensina a trabalharem dentro de um padrão de comunicação e como você faz eles quebrarem esse padrão e trazer coisas novas e pensar esse processo”, frisa.
As inspirações para os trabalhos foram as mais diversas. As alunas Beatriz Rossoni e Beatriz Galindo, por exemplo, retrataram a realidade dos bares que se distancia da forma alegre demonstrada na publicidade comercial das cervejas. Já as alunas Isabella Fagundes e Maíra Kaline, focaram em mostrar cartões postais Curitiba com seus personagens quase anônimos. “Queríamos dar visibilidade para gente que não deixa de ser gente, mas sempre é apagada das fotos”, explica Isabella em referência aos moradores de rua da cidade.
“Participamos ativamente de todos os processos: elaborar a ideia, fotografar, editar, montar a exposição etc. E ter essa experiência foi ótimo para aprender e aprimorar técnicas, para futuramente utilizá-las”, conclui Beatriz Rossoni.
O projeto conta ainda com outros 21 trabalhos de aproximadamente 35 alunos.