Intercambista da UTF representa o Brasil no Fórum Hungria-América Latina

Todos já sabem que nossos alunos sempre fazem bonito. Pois é, desta vez foi o Jose Siqueira Campos Filho, de engenharia elétrica de Cornélio Procópio, que encheu a UTF de orgulho.

José Siqueira representou os intercambistas brasileiros do Ciência sem Fronteiras no Fórum de Integração Hungria-América Latina, realizado no último mês de outubro na cidade de Budapeste.

O Blog do Aluno trocou uma ideia com ele. Confere aí:

O que necessariamente você abordou em sua apresentação?

A minha apresentação teve como objetivo dar uma breve introdução sobre o programa Ciência sem Fronteiras, fazer uma introdução sobre a UTFPR e principalmente apresentar o ponto de vista de um estudante brasileiro sobre o programa: como a universidade acompanha os alunos no processo, como nós alunos acreditamos que estudar em outro país pode contribuir para nossa formação e principalmente destacando como nós estudantes acreditamos que o programa pode ajudar a sociedade brasileira.

Atualmente, muito se fala em internacionalização das universidades brasileiras. Como você enxerga essa temática?

Acredito que é de extrema importância, sendo que todos, alunos e professores, só têm a ganhar com a troca de experiências e conhecimento promovida pelo ambiente criado quando se tem pessoas de diversos países trabalhando juntas.

Pessoalmente, como está sendo sua experiência na Hungria?

Durante minha participação no Fórum, pude observar um grande respeito e até surpresa dos representantes de outros países quanto a grandiosidade em números de estudantes brasileiros estudando no exterior. Quanto aos meus estudos na Budapest University of Technology and Economics (BME), vejo como uma grande oportunidade na minha formação, pois aqui tenho a oportunidade de cursar disciplinas pertinentes à área de engenharia elétrica que não estão disponíveis na maioria das universidades brasileiras.

Sobre o Fórum

O Fórum de Integração Hungria-América Latina é um evento promovido pelo Ministério das Capacidades Humanas e pela Conferência de Reitores Húngaros e tem como objetivo debater os programas de intercâmbio de estudantes latinos na Hungria. Nesta edição, o Fórum contou com palestrantes da Argentina, Brasil, Costa Rica e México.