Somos a universidade com mais alunos no Ciência sem Fronteiras

Muitos intercambistas da UTFPR pelo Ciência sem Fronteiras já foram destaque aqui no Blog do Aluno. São histórias bem legais e que a gente não cansa de contar e muitas outras que estão sendo construídas…

A última atualização da coordenação nacional do Ciência sem Fronteiras mostra que a UTFPR é a instituição paranaense com  com mais alunos contemplados pelo Programa. No total são 2.002 estudantes participantes. Em seguida, aparece a Universidade Federal do Paraná (UFPR) com 1.999 e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) com 516.

Na análise por áreas específicas, a Universidade Tecnológica é a terceira universidade brasileira com mais bolsas implementadas em “engenharias e demais áreas tecnológicas”.  Foram beneficiados, ao todo, 1.474 estudantes dessa área. Considerando todas as áreas, a Universidade Tecnológica é a decima instituição do país que mais enviaram alunos no programa.

Os Estados Unidos é o país de destino preferido pelos intercambistas, com 715 bolsas. Completando a lista de nações que mais recebem estudantes da UTFPR estão Alemanha (259), Canadá (184), Reino Unido (157) e França (123).

Sobre o Programa

O programa oferece oportunidades de bolsas de estudo no exterior, financiadas pelo Governo Federal para alunos de graduação, pós-graduação e de cursos superiores de tecnologia de instituições de ensino superior, públicas ou particulares de todo o país.

Para participar, os candidatos de graduação precisam estudar em instituições brasileiras que tenham aderido ao programa. Candidatos à doutorado precisam ser aceitos nas universidades estrangeiras em que pretendem estudar antes de se inscreverem no programa.

As chamadas e seus editais são divulgados na página do Programa. Os alunos da UTFPR também podem acompanhar as novidades do programa pelo site da UTF ou aqui pelo Blog.