Aluno de Pato Branco é vice-campeão de taekwondo e ganha bolsa atleta

Um aluno campeão! O atleta Lucas Ostapiv, 17 anos, do curso técnico integrado em agrimensura (Câmpus Pato Branco), acaba de conquistar o vice-campeonato Brasileiro Menores de Taekwondo, na categoria que vai até 74 kg. De quebra, ainda conquistou o bolsa atleta federal, programa do Ministério dos Esportes que financia promessas do esporte brasileiro.

Lucas Ostapiv (esquerda) junto com os outros vencedores do Campeonato

Lucas Ostapiv (primeiro à esquerda) junto com os outros vencedores do Campeonato

O Blog do Aluno bateu um papo com o Lucas, em que ele conta um pouco sobre sua rotina e trajetória no esporte. Confere aí:

Estudar e treinar, tudo ao mesmo tempo, não deve ser nada fácil. Como você concilia o esporte com seus estudos?

Vou para a aula de manhã, estudo e treino de tarde, e à noite treino. Normalmente dá tempo de fazer tudo. A penúltima semana antes de qualquer campeonato tende a ser bem intensa, e para os campeonatos mais importantes e difíceis ocorre uma longa preparação dividida em macrociclos, mesociclos e microciclos, onde treinos de explosão muscular, força, velocidade, flexibilidade, e treinos técnicos e táticos se alternam.

Conte um pouco como foi sua trajetória no esporte.

Comecei a treinar taekwondo em 2010, e a competir na faixa preta em 2013, ano em que fiquei campeão da Copa Paraná, vice-campeão da Copa do Brasil, vice-campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes e campeão do Grand Slam Juvenil de Taekwondo, conquistando a titularidade na Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo de 2014 na categoria até 78 kg.

Em 2014 competi no Campeonato Mundial Junior em Taipei [Taiwan], no entanto não consegui medalhar.  No mesmo ano fui campeão da Copa Paraná na categoria juvenil e sub-21, campeão paranaense, campeão do Brazil Open, vice-campeão da Copa do Brasil, e terceiro lugar no campeonato brasileiro.

Até agora, em 2015, já fui campeão paranaense, vice-campeão brasileiro, e vice-campeão brasileiro interclubes.

Como foi sua vitória e experiência pessoal com o Campeonato?

É sempre animador e um desafio lutar com atletas bons e experientes, e como no Campeonato Brasileiro só participam os melhores de cada estado, toda luta é emocionante e um aprendizado.

O Campeonato Brasileiro Menores de Taekwondo ocorreu de 10 a 12 de julho, no Ginásio Moringão, em Londrina, englobando as categorias cadete, infantil, juvenil e sub 21. O evento atraiu 583 atletas oriundos de 22 estados do país e contabilizou presença de um público estimado de 1.500 pessoas.