Publicado edital para intercâmbio de estudantes de engenharia na França

Falta pouco para a abertura das inscrições do Programa Brafitec – Capes 2015 – segundo semestre. O programa de intercâmbio das engenharias em universidades francesas estará de portas abertas aos candidatos a partir do próximo dia 11.

Serão disponibilizadas até 10 bolsas de estudos pela Capes. Podem participar alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, e Engenharia Têxtil.

As universidades que receberão os alunos da UTF serão a Université de Technologie de Compiègne, a Université de Technologie Belfort-Montbéliard, e a Université de Technologie de Troyes.

Entre as exigências para candidatura estão:
– Ser estudante regularmente matriculado na UTFPR em um dos cursos citados acima;
– Ter a possibilidade de concluir no mínimo 50% da carga horária total do curso até o final do semestre acadêmico vigente no período da inscrição;
– O intercâmbio deverá ter início até o 8º semestre do curso;
– Possuir coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 0,7;
– Comprovar conhecimento do idioma francês.

O programa adota como critério de seleção o coeficiente de rendimento acadêmico – com peso de 65% -,  e o Curriculum Vitae do candidato – com peso de 35% da nota final. No curriculum, contam pontos, por exemplo, a participação em Programas de Iniciação Científica e o envolvimento em atividades empreendedoras. O Exame de Proficiência no idioma francês será usado unicamente como caráter eliminatório.

O período previsto para o intercâmbio é de até dois semestres letivos. Podendo o aluno optar por permanecer um semestre na universidade cursando as disciplinas e um semestre estagiando em alguma empresa sediada na França. A Capes concederá quatro meses de bolsa no caso de permanência de um semestre, e 10 meses de bolsa quando a permanência for de dois semestres, no valor de € 870. Os estudantes escolhidos também contarão com auxílio instalação, seguro saúde, auxílio deslocamento, auxílio material didático.

As inscrições vão até 11 de setembro e deverão ser feitas pelo e-mail brafitec@utfpr.edu.br. A divulgação da classificação final será no dia 21 de setembro, e o período de intercâmbio poderá ser de fevereiro de 2016 a janeiro de 2017.

Para conhecer todas as exigências para participação no programa e documentação necessária, acesse o edital da Brafitec – Capes. Boa sorte. :)