Programa de mobilidade estudantil publica editais para o 2° semestre de 2015

Atenção, futuros intercambistas! A UTFPR acaba de publicar dois editais de mobilidade para o segundo semestre de 2015: o primeiro para o Programa de Mobilidade Estudantil Nacional e o segundo para o Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional Andifes – Santander.

Programa de Mobilidade Estudantil Nacional (PMEN)

O programa  possibilita ao estudante da UTFPR cursar disciplinas, por um período pré-determinado, em outras instituições brasileiras de ensino superior, federais e estaduais do Paraná.

Pode se inscrever o aluno regularmente matriculados na UTFPR que tenha cursado, no mínimo, 20% da carga horária do curso e possua, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade. Confira os cursos que participam desse edital.

As inscrições vão de 10 a 20 de julho. Os custos do intercâmbio são de responsabilidade do estudante.

Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional Andifes – Santander

Este programa abre as portas para o intercâmbio entre as universidade federais oferecendo cinco bolsas no valor de R$ 3 mil.

Entre as exigências para candidatura, estão:
– Não ser provável formando no período de realização da mobilidade.
– Não ter sido beneficiado por qualquer bolsa do Programa Santander Universidades.
– Já ter feito a solicitação de mobilidade acadêmica e obtido o aceite para o 2º semestre de 2015, conforme período estabelecido.

O período de inscrições está aberto e vai até 24 de julho. O candidato deve encaminhar a documentação pedida no edital  por e-mail para a Diretoria de Relações Interinstitucionais.

Ficou interessado? Então, leia direitinho os editais e caso haja dúvida, entre em contato com o Derint do seu câmpus. Boa sorte. 😉