Tecnologia e inclusão

A vida das pessoas com deficiência é repleta de desafios. Em muitos, a tecnologia pode ser uma importante aliada. É o caso, por exemplo, do relógio desenvolvido pelos alunos Felipe Gonsalez Honório e Jean Michel Wolf e apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Engenharia Elétrica (Câmpus Curitiba).

Protótipo do modelo apresentado como TCC de Engenharia Elétrica (Imagem: Reprodução/Ascom-CT)

Destinado especificamente a deficientes auditivos, o dispositivo (foto ao lado) funciona por meio da comunicação bluetooth com um smartphone e, através de vibrações e alertas visuais, auxilia o usuário em diversas tarefas do cotidiano como, por exemplo, atender a um telefonema, enviar/receber mensagens SMS, acordar no horário com o alarme do aparelho celular ou se programar através de uma agenda eletrônica.

Tudo é gerenciado por um aplicativo próprio, o Lepee, que permite configurar as atividades a serem acionadas no relógio. O produto conta ainda com uma bateria recarregável via micro USB.

Segundo os estudantes, existem outros modelos no mercado que buscam atender as mesmas necessidades, entretanto, o mais simples disponível não é encontrado por menos de R$ 500. A pretensão é que o custo total do produto não ultrapasse os R$ 250.

Um bom exemplo de como o conhecimento pode ser voltado para os que mais necessitam! 😉

One thought on “Tecnologia e inclusão

1. Infelizmente, tudo no Brasil é caro, inclusive equipamentos que poderiam mudar a vida de muitas pessoas.
    Hoje, a cadeira de rodas motorizada mais barata no mercado custa em torno de R$7.500,00.
    Trabalho atualmente em um TCC para tentar produzir uma cadeira de rodas de baixo custo e espero conseguir um valor final de no máximo R$4.000,00, para produção pelos próprios usuários.