Acadêmica de Toledo ganha prêmio por projeto desenvolvido na França

Hoje, o Blog do Aluno compartilha a felicidade da aluna Daiane Thais da Rocha (foto acima), acadêmica do 7º período de Engenharia Civil do Câmpus Toledo e que estudou, durante o intercâmbio através do programa Ciência sem Fronteiras, na universidade francesa ESTP-L´École Des Grands Projets, em Paris.

Daiane ganhou um prêmio da Instituição que, em parceria com a Associação “Construir´Acier”, promoveu um concurso para incentivar os alunos a desenvolverem estruturas e obras utilizando o aço como matéria-prima. Em grupo, Daiane, duas estudantes francesas e mais um intercambista brasileiro, projetaram uma passarela de acesso a Torre Eiffel. “A passarela continha dois andares, sendo o primeiro para passagem dos turistas e o segundo como ambiente de descanso e de observação das belíssimas paisagens oferecidas por Paris”, conta.

E é claro que a cultura brasileira deu uma mãozinha no desenvolvimento e na avaliação do projeto. “Os franceses são muito curiosos em relação ao Brasil. Adicionamos no trabalho, imagens de grandes construções, monumentos importantes, pontos turísticos e até mesmo receitas tradicionais da culinária brasileira, como a feijoada e a caipirinha. Nosso Orientador nos disse que não tinha ideia de como era rica a nossa cultura e que adicionaria a receita de caipirinha ao seu livro pessoal de coquetéis. E assim com muita criatividade e bom humor, conseguimos desenvolver o projeto”, lembra Daiane.

A acadêmica, que já está no Brasil, não deixa de falar sobre a gratificação que sente por ter ganho um prêmio da universidade francesa e cita a importância da experiência que teve durante sua passagem por Paris. “Tive a oportunidade de conhecer melhor as técnicas francesas de desenvolvimento de projeto e pretendo muito utilizá-las na minha vida profissional, adaptando-as, é claro, à realidade brasileira. O prêmio foi uma grata surpresa. Não imaginava que, entre tantos projetos, o nosso seria premiado’, finaliza Daiane ao comemorar a repercussão do projeto.