Projeto Fale + ajuda alunos no aprendizado do inglês

A proficiência em algum idioma é uma das principais dificuldades para os estudantes interessados em fazer intercâmbio. É claro que a vivência em outro país, durante o período do intercâmbio, ajuda bastante… a questão é que, para concorrer a uma das vagas, muitos programas já exigem não apenas um conhecimento prévio do idioma, mas a própria proficiência.

E uma iniciativa no Câmpus Francisco Beltrão já está ajudando muitos alunos. Fruto de uma parceria entre entre o Centro Acadêmica de Línguas Estrangerias Modernas do Câmpus e o Rotary Clube da cidade, o projeto Fale + reúne alunos, servidores e membros estrangeiros do Rotary que fazem intercâmbio no Brasil.

“A intenção é que sejam momentos de descontração e informalidade, ao mesmo tempo em que a língua inglesa é praticada. Os intercambistas falam sobre o seu país, sua cidade e cultura, e depois respondem às curiosidades dos outros participantes”, explica Daiane Lourenço, coordenadora do Centro de Línguas do Câmpus.

A primeira reunião do projeto (foto abaixo) aconteceu em novembro e teve boa receptividade por parte dos alunos. “Achei mais interessante esse método de aprendizagem, pois a linguagem, além da tradução, inclui a expressão corporal. O contato pessoal, sem dúvidas, é mais viável que a utilização apenas de livros”, comenta a estudante Raoana de Souza Ribeiro, do curso de Engenharia Ambiental e uma das participantes da primeira edição do projeto.

Gostou? Então fique ligado, as reuniões continuarão em 2015 e serão divulgadas sempre pela coordenação do Projeto.