Alunos UTF embarcam para dupla diplomação em Portugal

Já pensou em terminar a graduação e sua formação ter validade no Brasil e na Europa? É o que vai ocorrer com 15 alunos dos Câmpus Campo Mourão, Medianeira, e Ponta Grossa, selecionados para o Programa de Dupla Diplomação da UTF.

Basicamente, o procedimento é bem simples. Após ser selecionado em um edital próprio, o aluno embarca para Europa para cursar parte da sua graduação em uma das universidades conveniadas com a UTF. Ao concluir o curso, já no câmpus de origem, receberá os diplomas das duas instituições – o que permitirá o exercício da profissão tanto no Brasil quanto nos países europeus integrantes da União Europeia.

Neste ano, a parceria da UTF é com os institutos portugueses Politécnico de Bragança (IPB), para alunos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, e Politécnico do Porto (IPP), para os de Eletrônica.

Da esquerda para a direita, as históricas cidades do Porto (Foto: Rui Bittencourt) e de Bragança (Foto: Reprodução/Web)

E antes de arrumar as malas, é claro que Camila preparou AQUELA festa de despedida!

Camila Andressa Bissaro, estudante de Engenharia de Alimentos do Câmpus Campo Mourão, é uma das quinze que estão arrumando as malas. Ao Blog do Aluno, a quase intercambista conta que pretende ampliar as possibilidades de sua formação profissional e deixou um ‘obrigada’ bem legal: “sou imensamente grata à UTFPR por essa grande conquista e em especial ao meu câmpus de Campo Mourão e toda diretoria e coordenação de Engenharia de Alimentos”.

“Com certeza será uma experiência que irá trazer muitos benefícios para nossa carreira, destacando a obtenção do diploma válido por toda a União Européia”, comenta Adriano Henrique, aluno de Engenharia Química de Ponta Grossa e outro que está contando os dias para viagem. 😉

Gostou do Programa? Então, não deixe de acompanhar a divulgação dos editais junto à coordenação do seu curso!

Ah, e as inscrições para o Ciência sem Fronteias (CsF) continuam abertas. São mais de 14 mil vagas.

4 thoughts on “Alunos UTF embarcam para dupla diplomação em Portugal

1. .
    Prezada Dircom,
    .
    sou estudante de Engenharia de Softwre do campus Cornelio PR. E tenho a duvida seu meu curso se enquadra para a dupla diplomacao em Portugal.
    Por favor, me informar novas posições pois este preparo significa muito para mim. Não só a mim, mas para toda comunidade científica, e cada comunidade brasileira. Já que desenvolva ha muitos anos trabalho na educacao basica estaduais (sao paulo e parana), e acredito que posso contribuir muito para o desenvolvimento da educacao em nosso pais. Com uso de softwares que se destinam a cada comunidade conforme suas necessidades.
    Obrigado,
    Rodrigon BR
    vigilante – peregrino
    bach.ndo em Eng. de Software
    .

• Olá, Rodrigon! A dupla diplomação funciona da seguinte da forma. Primeiro, a UTFPR fecha um acordo geral com alguma universidade estrangeira, o que possibilita a todos os cursos daqui a formularem acordos com cursos similares na Instituição conveniada. Ou seja, é preciso que a coordenação do seu curso formule um projeto específico com alguma das universidades parceiras. Assim, sugerimos que você converse com o seu coordenador para ver se há algum trabalho nesse sentindo.

Qualquer dúvida, continuamos à disposição.