Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Está rolando a 11ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A iniciativa, que tenta incentivar ações que mobilizem a sociedade a trabalhar em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foi criada em agosto de 2004 para lembrar o trabalho realizado pelo sociólogo Betinho, um dos grandes nomes da ação social brasileira.

A Semana, que comemora 10 anos de ações, foi aberta no último dia 2, em Curitiba.  Palco do evento, a praça Rui Barbosa recebeu diversas atrações como desfiles de moda, flash mob musical, atividades circenses e apresentação do Grupo de Dança da UTF.

Alunos da UTF durante a abertura da Semana

A população pôde ainda contar com serviços e orientações, tais como divulgação de vagas de emprego e qualificação profissional, oficina de artesanato e maquiagem, e medição do Índice de Massa Corpórea (IMC) – feita por professores de Educação Física da UTFPR.

No estado, a Semana é realizada pelo movimento “Nós podemos Paraná”, que promove as ações por meio de parcerias. A UTFPR é uma das instituições comprometidas em debater e divulgar as ideias dos ODM. O Câmpus Curitiba, por exemplo, prevê para o próximo dia 23 o seminário “Dia Internacional dos Povos Indígenas” e para o dia 27 um debate acerca do “Dia Internacional do Voluntariado”.

Se você se interessou por toda essa movimentação e quer saber mais, acesse o site Nós Podemos Paraná – lá você pode também encontrar a programação completa do evento. Outro endereço bacana para quem gosta do assunto é Portal ODM, que lista as ações brasileiras envolvidas nas metas da ONU. :)