Estudantes da UTF participam de campeonato internacional de robótica

Alunos da UTF durante a competição de robôtica

Um grupo de seis estudantes da UTF (Câmpus Curitiba) participou da 10ª edição do campeonato internacional de robótica Winter Challenge, realizada entre os dias 17 e 20 de julho na cidade de São Caetano do Sul (SP). A galera, que se juntou para formar a equipe Crossbots, competiu  em quatro diferentes modalidades: robô de combate de 5,44 kg; robô de sumô autônomo de 3 kg; robô de sumô rádio controlado de 3 kg e robô autônomo seguidor de linha.

O capitão da equipe, Marcos Dinís Lavarda, avalia a participação da Crossbots como muito positiva, principalmente na comparação com os resultados obtidos no ano passado. “No robô seguidor de linha, tivemos uma melhora de 80% na eficiência do trajeto se comparado ao ano anterior, completando a volta de 19 metros em menos de 30 segundos, o que é muito satisfatório”, comenta o mestrado em Engenharia Biomédica.

Para o estudante, a principal vantagem do projeto é desenvolver projetos multidisciplinares e garantir experiência pessoal e profissional aos participantes. “O projeto de robótica é uma ferramenta essencial na aplicação dos conhecimentos teóricos e na motivação durante o curso. Essa é uma oportunidade de desenvolver, na prática, projetos multidisciplinares em grupo”, destaca.

Além de Lavarda, participam da equipe Crossbots os estudantes Thais Greca, Tauan Marinho, Fernanda Assolari, Samuel Zaduski e Alexandre Calado.  Os trabalhos foram desenvolvidos com a supervisão do professor Rubens Alexandre de Faria, do Departamento Acadêmico de Eletrônica (Daeln).

Confira a classificação da equipe em cada categoria:

Hobbyweight – 12lb (5,44kg)

10° lugar – Robô Tron

Sumô – 3kg (Auto)