Empreendedorismo na UTF: Gaia Jr.

Nesta semana, a série “Empreendedorismo na UTF” chega à região Norte do Paraná. O Blog do Aluno conversou com o pessoal da Gaia Jr. –  empresa júnior de Engenharia Ambiental do Câmpus Londrina. Criada em 2011, a empresa atua na realização de estudos, elaboração de diagnósticos e relatórios sobre assuntos da área de engenharia ambiental, além de prestar assessoria à implantação de soluções dos problemas constatados.

Atualmente, a Gaia Jr. conta com uma equipe formada por cinco membros efetivos, distribuídos entre diretoria Administrativa, Financeira, de Marketing, de Recursos Humanos e  de Desenvolvimento e Qualidade. O histórico de trabalhos da empresa é marcado principalmente por ações desenvolvidas em parceria com instituições privadas na realização de planos de gerenciamento de resíduo sólidos. Ainda, cabe à empresa júnior organizar e promover a Semana de Tecnologia e Meio Ambiente da UTFPR Câmpus Londrina desde 2012, quando com o auxílio de uma comissão de alunos resgatou o evento.

Vinícius Higashi, estudante do sétimo período de engenharia ambiental e na Gaia Jr desde 2012, exalta a importância da empresa para a sua vida profissional. “Os benefícios que a Gaia Jr. têm me proporcionado com certeza são um diferencial que eu possuo no mercado de trabalho futuro, uma vez que fui exposto ao dia a dia das atividades empreendedoras e pude vivenciar experiências práticas muito educadoras e que com certeza farão diferença em minha carreira profissional”, conta.

Equipe Gaia Jr. e alunos da Comissão Organizadora da V Semana de Tecnologia e Meio Ambiente

Hoje presidente administrativo, Higashi já passou por duas gestões e destaca os desafios enfrentados pela empresa. Segundo ele, a falta de conscientização da população acerca das atribuições do engenheiro ambiental e a pouca informação sobre o que são e como atuam as empresas juniores dificultam os trabalhos e exigem esforço da equipe. “Mas esses desafios acabam contribuindo para o nosso crescimento, certamente”, pondera.

Se você gostou da Gaia Jr, pode acompanhar suas ações pela sua fan page. E se você é estudante de engenharia ambiental da UTF Londrina com vontade de empreender, não perca os próximos editais de contratação!