Fugindo das armadilhas financeiras e controlando o orçamento

Vida de universitário não é moleza! Saber administrar seu tempo entre a faculdade e o trabalho ou seu dinheiro entre necessidades e coisas supérfluas não é fácil; ainda mais se você mora sozinho e tem mais um monte de responsabilidades. Para colocar suas contas em ordem e escapar das armadilhas financeiras, o Blog do Aluno separou algumas orientações.

Cartões de crédito, financiamentos e empréstimos estão entre as principais armadilhas financeiras

Cartões de crédito, financiamentos e empréstimos são as principais armadilhas financeiras

O primeiro passo é ter um orçamento mensal (e cumpri-lo, é claro!). Dessa maneira, é possível definir os gastos mais importantes e dos quais você não consegue escapar, o que evita despesas desnecessárias. Isso não significa que você não deva se divertir; mas é importante contar com esses gastos dentro do seu orçamento.

Poupar dinheiro enquanto está na faculdade deve ser uma das prioridades. Evite compras desnecessárias e procure diminuir ao máximo os custos daquilo que você realmente precisa. Você não precisa viver em dificuldades, mas se for um pouco mais controlado, sempre terá uma reserva para situações de emergência, uma viagem nas férias ou algum investimento.

Cartões de crédito, financiamentos e empréstimos devem sempre ser evitados. Por mais tentadoras que essas opções possam parecer, lembre-se que o dinheiro disponível no momento deverá ser devolvido, e com juros! O cartão de crédito é um dos piores inimigos do controle financeiro de um universitário. Alguns estudantes, mesmo não ganhando bem, possuem um limite de crédito muito alto e acabam gastando mais do que podem pagar. Pergunte a si mesmo se terá como cobrir aquela despesa; caso a resposta seja negativa, deixe o cartão em casa trancado a sete chaves!

Abuse e use da tecnologia

Já existem aplicativos financeiros para ajudar a controlar suas finanças. Os três mais funcionais (e necessários) são: o Check, que funciona como um assistente pessoal que ajuda a rastrear todas as suas contas, monitorar cartões de créditos e gravar lembretes para pagar contas; o Mint, um aplicativo baseado na disciplina, ou seja, você vai registrar todos os seus gastos e ele vai avisar quando você tiver passado dos limites e o SnapTax, que é como o SnapChat, mas para as suas contas; designado para rastrear os seus gastos.