UTFPR e o Mercado de Trabalho – Letras Português/Inglês

Análise literária, produção de textos, tradução e pesquisa sobre a evolução e o uso dos idiomas ocupam boa parte da carga horária do curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês da UTFPR.

Ofertado nos Câmpus Curitiba e Pato Branco, em regime semestral, o curso tem por objetivo formar profissionais para atuarem como professores de português/inglês e das literaturas dessas duas línguas na educação básica. Durante os quatro anos de graduação, a matriz curricular foca os estudos em conhecimentos literários, metodológicos, pedagógicos, interdisciplinares, além da prática pedagógica.

O campo de trabalho para o profissional licenciado é vasto e promissor! O egresso pode atuar como professor no ensino médio e fundamental, professor de português para falantes de outras línguas, assessor técnico, editor da língua inglesa, revisor e redator de textos e assessor cultural. Escolas públicas e privadas são os principais empregadores do licenciado.

As regiões Sul e Sudeste concentram as maiores oportunidades, mas o Norte, Nordeste e Centro-Oeste carecem de um número grande de profissionais. Segundo o Ministério da Educação, o piso salarial para o magistério é de R$ 1.567, por 40 horas semanais. Recentemente, muitos órgãos públicos também estão abrindo concursos para a área de revisor de textos – que também exige diploma de graduação em letras. Já quem preferir aprofundar os estudos em cursos de mestrado e doutorado, poderá, mais na frente, seguir a carreira acadêmica.

Gostou do curso ou tem alguma dúvida? Qualquer coisa é só comentar!

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

One thought on “UTFPR e o Mercado de Trabalho – Letras Português/Inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *