Aluno de engenharia mecânica desenvolve protótipo híbrido de frontbike

Pesquisa e aplicabilidade social. É o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Vinicius Eduardo Grigolo, de Engenharia Mecânica do Câmpus Pato Branco, que desenvolveu um protótipo híbrido de frontbike; em outras palavras, uma cadeira de rodas acoplada a uma dianteira de motocicleta que se transforma em uma espécie de triciclo.

Protótipo híbrido de frontbike desenvolvido por Vinicius Eduardo

Protótipo desenvolvido por Vinicius Eduardo

O protótipo é destinado a pessoas que tenham perda total ou parcial dos movimentos dos membros inferiores – como a cadeira precisa ser comandada pelas mãos, é necessário que o usuário tenha os movimentos dos membros superiores. A ideia de Vinicius é permitir que essas pessoas possam ter uma mobilidade maior, principalmente nas vias urbanas.

“Eu queria fazer um trabalho que além de me auxiliar na formação de engenheiro [mecânico] também tivesse um impacto social na comunidade”, comentou Vinicius em entrevista ao jornal Diário do Sudoeste.

Para uma viabilidade ainda maior ainda são necessários alguns ajustes. Tornar a forma de acoplagem mais fácil, diminuir o peso do material utilizado e os custos de fabricação, que hoje tornam o produto inviável para comercialização, são algumas das mudanças necessárias.

Vinicius Eduardo Grigolo defendendo o protótipo para a banda do seu TCC

Vinicius Eduardo Grigolo defendendo o protótipo para a banca do seu TCC

Para desenvolver o projeto, Vinicius contou com o apoio do Rotary Clube Pato Branco Sul, que foi financiou a montagem do protótipo, e dos colegas de curso Guilherme Polachini, Claudir de Souza, Eulino Silveira e Fábio José de Camargo. “Apesar do projeto e TCC ser de minha autoria, eu só obtive êxito pois tive amigos que me auxiliaram, fizeram somente pela amizade”, destaca Vinicius.

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *