Bem-vindos à UTFPR de… Ponta Grossa e Toledo!

Ponta Grossa

Cachoeira da Mariquinha (Foto: Prefeitura de Ponta Grossa)

Cachoeira da Mariquinha (Foto: Prefeitura de Ponta Grossa)

Conhecida também como “Princesa dos Campos”, Ponta Grossa está localizada na região Central do Paraná e abriga pouco mais de 330 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2013.

No município é possível encontrar várias opções de ecoturismo, como a Represa dos Alagados, área privada para esportes náuticos, ou o Rio Tibagi, usado para a prática da canoagem. A escalada é muito praticada nos paredões da Cachoeira da Mariquinha (foto ao lado) e no Buraco do Padre.

Na área de eventos, o destaque é Festa Nacional do Chope Escuro, a Münchenfest, com atrações musicais nacionais e internacionais, além de bandas típicas alemãs e parque de diversões.

O Câmpus UTFPR em Ponta Grossa foi inaugurado no ano de 1992 ofertando inicialmente cursos, em nível técnico, nas áreas de Alimentos e Eletrônica. Ao longo desse tempo, o câmpus cresceu! Hoje são ofertados cursos regulares técnicos de nível médio, superiores de graduação – bacharelados, engenharias e tecnologias -, e programas de pós-graduação stricto sensu, além dos cursos de educação continuada: especializações, cursos de extensão e a formação pedagógica. Você pode conferir a lista completa de cursos aqui.

Câmpus da UTFPR em Ponta Grossa (Foto: Reprodução/Comunicação)

Câmpus da UTFPR em Ponta Grossa (Foto: Reprodução/Comunicação)

Endereços úteis:

Toledo

Situado no Oeste paranaense, Toledo é um dos maiores produtores de grãos do estado.

Assim como Ponta Grossa, o município conta com diversas belezas naturais, como as cachoeiras e trilhas ecológicas do Rio São Francisco. O Parque Ecológico Diva Paim Barth, em plena região central, se destaca com um lago, horto florestal e outros atrativos, que o tornam ponto de encontro dos seus quase 130 mil habitantes.

Aquário Municipal (Foto: Prefeitura de Toledo)

Aquário Municipal (Foto: Prefeitura de Toledo)

Já o Aquário Municipal (foto ao lado), encanta pela beleza das espécies expostas. São mais de 60 espécies originárias das bacias hidrográficas dos rios Paraná, Iguaçu e Amazonas; e um tanque marinho com espécies de peixes exóticos e diversos corais.

Desde 1974, o município sedia a Festa Nacional do Porco no Rolete. Conta-se que o evento nasceu de um concurso, em que o vencedor seria aquele que apresentasse a mais saborosa receita de carne de porco assado inteiro; em 1995, o Festival foi tema do enredo da Escola de Samba Unidos da Ponte, no carnaval carioca.

Câmpus da UTFPR em Toledo (Foto: Comunicação/UTFPR)

Câmpus da UTFPR em Toledo (Foto: Comunicação/UTFPR)

A UTFPR está instalada no município desde 2007. Confira a relação de cursos que o Câmpus oferta clicando aqui.

Endereços úteis:

 

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *