UTFPR e o Mercado de Trabalho – Química

Chegamos a mais uma sexta-feira e também a mais um post da série “UTFPR e o Mercado de Trabalho”. Hoje, o destaque é o curso de Química, responsável por estudar as transformações e combinações da matéria, além da composição e estrutura de substâncias. A Universidade Tecnológica oferece duas modalidades dentro dessa área: o Bacharelado e a Licenciatura.

Além do estudo das estruturas e composição das substâncias, o Químico também tem um papel importante para o Meio Ambiente e a cada dia isso se torna mais evidente. O avanço das pesquisas tem proporcionado grandes feitos em outras áreas de estudo, colaborando com o desenvolvimento de soluções para os problemas entre a necessidade da preservação e o consumo de recursos naturais.

O estudante de Química pode atuar em diferentes campos, o que vai depender da sua formação e da sua escolha. Segundo o professor Marcio Barreto Rodrigues, coordenador do curso no Câmpus Pato Branco, o que diferencia o Bacharelado da Licenciatura não são exatamente as disciplinas cursadas, mas o direcionamento das mesmas: “enquanto a Licenciatura direciona para a formação pedagógica, habilitando para a docência no ensino básico e médio, o objetivo do Bacharelado é formar profissionais para atuar na indústria química e em seus diversos campos e na pesquisa”.

Os cursos de Bacharelado em Química são ofertados nos Câmpus Curitiba e Pato Branco; já os de Licenciatura, nos Câmpus Apucarana, Campo Mourão, Londrina e Medianeira. Todos são semestrais e requerem o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além é claro, do estágio obrigatório. Você pode conferir mais detalhes do curso e de sua grade horário no Portal de Cursos da UTFPR.

Se você já cursa Química, deixe aqui sua experiência! Se você se interessou pelo curso, a inscrição para concorrer a uma das vagas acontece por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do MEC. Então, estude bastante e boa sorte!