Aluno de Física é premiado em Conferência Internacional Nuclear

Mais uma importante conquista de alunos da UTFPR. O trabalho apresentado pelo estudante de Física Alessandro Lara conquistou o 1° lugar na Mostra de Iniciação Científica da Conferência Internacional Nuclear do Atlântico (INAC), realizada no período de 25 a 30 de novembro na cidade do Recife (PE).

O trabalho premiado teve como tema “Resultados Preliminares de Análise Quantitativa de Padrões por ED-XRF (Espectroscopia de fluorescência de raios X por dispersão de energia)” e foi desenvolvido sob a orientação do professor Sergei Paschuk. Também participaram da pesquisa, a aluna do mestrado de Engenharia Elétrica Alana França e o aluno de graduação Manuel Martins.

Alessandro Lara e colega de pesquisa Alana França. (Foto: Ascom-CT/Saturnino Machado)

Alessandro Lara e a colega de pesquisa Alana França. (Foto: Ascom-CT/Saturnino Machado)

“Para o grupo de pesquisa, o prêmio foi importante pelo fato de trabalharmos com a técnica pouco mais de dois anos. Um resultado como esses é um fator de louvor e motivação para que os que venham depois continuem com o mesmo ritmo de trabalho”, comenta Alessandro. A pesquisa está ligada ao Laboratório de Física Nuclear Aplicada e conta com financiamento da Fundação Araucária, Capes e CNPq.

Em sua sexta edição, a Conferência Nuclear do Atlântico destacou os benefícios da tecnologia nuclear para a inclusão social com foco na economia e meio ambiente e contou com mais de 120 trabalhos inscritos  na Mostra de Iniciação Científica. Durante a Conferência, também foram realizadas três reuniões técnicas: IX Encontro de Aplicações Nucleares, III Encontro da Indústria Nuclear e XVIII Reunião Técnica Reator Nuclear Physics e Térmica Hidráulica.