UTFPR e o Mercado de Trabalho – Engenharia Mecânica

Desenvolver projetos e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e refrigeração são algumas das atividades desenvolvidas por um engenheiro mecânico. A profissão vem crescendo tanto na oferta de vagas nas universidades quanto nos postos de trabalho.

O mercado de trabalho está tão aquecido, que algumas empresas instaladas no Brasil acabam trazendo engenheiros de outros países; o que também é uma resposta à escassez de mão de obra qualificada. “É muito difícil ouvir um aluno dizer que está com problema em achar emprego”, comenta o professor José Aguiomar Foggiatto, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica do Câmpus Curitiba, curso classificado com 5 estrelas pela publicação Guia do Estudante, da Editora Abril.

A maioria das empresas interessadas em engenheiros mecânicos se encontram principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil; como por exemplo, as multinacionais Volvo, New Holland e Ford. Segundo levantamento feito pelo Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura de São Paulo (CREA-SP), o salário de um engenheiro mecânico em início de carreira está em  R$ 3.732,00.

A UTFPR oferta o curso de Engenharia Mecânica nos câmpus Cornélio ProcópioCuritibaGuarapuavaPato Branco e Ponta Grossa. As aulas ocorrem em período integral e o curso tem duração de 5 anos. Os currículos são compostos por disciplinas que possibilitam uma sólida formação básica em matemática, física e química, além da área de gestão, com matérias de economia e administração.

Gostou do curso? Deixe seu comentário!