UTFPR e o Mercado de Trabalho – Engenharia Florestal

Hoje é dia da série UTFPR e o Mercado de Trabalho! Desta vez, falaremos sobre o curso de Engenharia Florestal. O profissional dessa área se preocupa com o meio ambiente e busca sempre alternativas sustentáveis de desenvolvimento.

O engenheiro florestal analisa as condições dos ecossistemas e planeja a exploração sustentável dos recursos naturais encontrados na região. Também realiza pesquisas, reconhece e classifica as espécies vegetais e desenvolve estudos para melhorar sua adaptação a diferentes meios.

Como as frentes de trabalho dessa área são bastante diversificadas, o engenheiro florestal pode atuar em grandes fábricas de papel, madeireiras ou indústrias de carvão vegetal, delimitando a área a ser desmatada, fiscalizando o processo de retirada das árvores e planejando o posterior reflorestamento. Além disso, também está apto a trabalhar na recuperação de regiões degradadas, arborização de cidades, planejamento e gerenciamento de projetos de parques ambientais, reservas biológicas ou naturais.

A média salarial de um profissional em início de carreira é de R$ 4 mil e o mercado de trabalho está em alta, principalmente devido à crescente preocupação com o meio ambiente por parte das grandes organizações. Na UTFPR, o curso de engenharia florestal é ofertado no Câmpus Dois Vizinhos e tem duração de quatro anos e meio.

Você também se preocupa com o meio ambiente? Gostou das áreas de atuação da engenharia florestal? Comente!

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *