UTFPR e o Mercado de Trabalho – Engenharia da Computação

Engenharia da Computação é o conjunto de atividades voltadas para o desenvolvimento de máquinas computadorizadas, periféricos e os sistemas que os integram. A atividade ganha espaço em países com economias fortes e que possuem dinâmicos parques industriais.

Geralmente, o engenheiro da computação é solicitado para trabalhar com máquinas sofisticadas, desenvolver softwares ou criar equipamentos como celulares, tablets, eletrodomésticos, etc. O profissional também pode atuar em projetos de automação industrial a partir do uso de técnicas de programação.

A UTFPR oferta a formação em Engenharia da Computação em três dos seus doze câmpus: Cornélio ProcópioCuritiba, e Pato Branco. Durante os cinco anos de curso, o aluno estuda matérias básicas das engenharias, como matemática, física, cálculo e lógica. Já na parte específica, são estudadas disciplinas de eletrônica, banco de dados, sistemas operacionais, engenharia de software, análise e projeto de sistemas, etc.

Com essa formação, o egresso estará capacitado para projetar robôs, sistemas digitais e computadorizados; desenvolver softwares e aplicativos; projetar e construir computadores.

Os postos de trabalho para o engenheiro da computação estão concentrados nas cidades que possuem modernos parques industrias. Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura do estado de São Paulo (CREA-SP), o salário inicial desse profissional é de R$ 3.732,00.

Se interessou pela profissão? Já cursa ou é formado em Engenharia da Computação? Conte para a gente!

4 thoughts on “UTFPR e o Mercado de Trabalho – Engenharia da Computação

1. Muito bom, meu curso é tudo que imaginei!
    Sei, hoje esta sendo, difícil, e é, pôs á um lacuna de ensino, que o médio deixou em muita gente!
    Mas com força e vontade, vou vencer os 5, 6 ou 7 e quem sabe 8 anos, mas vou concluir meu sonho!
    Agradecimento a UTFPR, e ao coordenador do curso “SILVIO” que se dispõe para nos ajudar em tudo!

• Olá Rafael. Ficamos felizes que tenhas gostado do post. Na UTFPR, de fato, o nome é Engenharia de Computação; mas Engenharia da Computação também é muito utilizado em diversas universidades brasileiras. Obrigado pelo comentário e não deixe de nos acompanhar! 😉