UTFPR e o Mercado de Trabalho – Tecnologia em Manutenção Industrial

A credibilidade de uma empresa depende do desempenho de seus equipamentos, para que elas possam oferecer qualidade e entregar os produtos no prazo acordado com seus clientes. É nesse cenário que o profissional de Tecnologia em Manutenção Industrial se destaca. O curso pode ser encontrado nos Câmpus Medianeira e Pato Branco, sob coordenação dos professores Giovano Mayer e André Buss, respectivamente.

Com duração de 3 anos, o curso fundamenta-se nas tecnologias de eletricidade e mecânica e tem atividades práticas para a melhor formação do profissional. O tecnólogo em Manutenção Industrial pode trabalhar no planejamento e supervisão da manutenção, elaboração de orçamentos, manutenção de sistemas de aquecimento, refrigeração e condicionamento do ar, operação e manutenção de equipamentos e instalações, entre outras atividades.

A inserção do profissional no mercado de trabalho acontece através dos estágios. “Temos os estágios supervisionados, os programas de estágios abertos onde a UTFPR atua em conjunto com as empresas da região. Há divulgação de vagas do mercado de trabalho em mural e correio eletrônico e existe a oportunidade de estágio e estudos no exterior pelo programa do governo  federal (Ciência Sem Fronteiras)”, conta o professor do curso Robson G. Trentin, do Câmpus Pato Branco.

A aluna Ana Paula Lavandoski, que está cursando o 5º período no Câmpus Pato Branco, conseguiu seu primeiro estágio na empresa Hi-Mix Eletrônicos S/A. e fala sobre a importância do mural na sua conquista: “Foi através das vagas publicadas no mural e enviadas por e-mail que consegui o estágio“.

Robson afirma que o salário do profissional de Tecnologia em Manutenção Industrial pode variar consideravelmente de empresa para empresa, mas que seu valor médio é de R$ 1.200,00. Mesmo com essa média salarial, o professor afirma que alguns alunos já conseguiram ganho superior a R$ 2.000,00.

Conheça mais sobre este curso em Câmpus Medianeira e Câmpus Pato Branco.

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *