Alunos de Engenharia Eletrônica participam da Eco Tech

Os acadêmicos Almir Braggio, Delcir Alves, Felipe Lima, Thomás Antunes e Anderson Carlos Woss.

Com o objetivo de despertar a consciência ambiental da população, os alunos do Centro Acadêmico de Engenharia Eletrônica (CAEE), do Câmpus Toledo, participaram da campanha Eco Tech, realizada na Semana do Meio Ambiente do município. Durante a atividade, que teve como tema “Tecnologia e Juventude protegendo o Meio Ambiente”, foram coletados resíduos eletrônicos em diversos pontos da cidade.

Auxiliados pela professora Karina Graziella Fiametti, os acadêmicos realizaram a separação de alguns materiais eletrônicos dispensados que pudessem ser reutilizados para projetos das disciplinas do próprio curso. O aluno Almir Braggio explica que a maioria dos produtos recolhidos durante a Eco Tech apresentam problemas, mas ainda assim, podem ser reaproveitados: “algumas peças, como motores e eixos de impressoras e transformadores de estabilizadores de energia, por exemplo, podem ser utilizados em nossos trabalhos”.

Exemplo de material coletado pelos acadêmicos.

Outra parte do lixo considerado útil foi encaminhada para Escolas Técnicas de Toledo, que oferecem curso de capacitação em informática, auxiliando assim na educação do município. Já o lixo eletrônico, cuja utilização não é mais viável, será vendido para uma empresa licenciada ambientalmente que recebe e destina de forma correta os materiais. O lucro será revertido para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo.

A parte encaminhada à UTFPR  será disponibilizada aos alunos através do CAEE, que editará as normas de uso dos materiais. Mais informações serão divulgadas na página  Centro Acadêmico.

Gostou da iniciativa? Conhecia essa campanha? Comente.