Mais de 12 mil plantas podem ser encontradas no herbário da UTFPR Campo Mourão

O herbário do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi fundado em 2000 como laboratório de apoio ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e, atualmente, está vinculado ao Curso de Engenharia Ambiental. Além das atividades relacionadas a pesquisa científica, vem atuando como museu e recebendo visitação de escolas ou grupos.

Aproximadamente 12 mil plantas estão no acervo do Herbário HCF. Algumas espécies são de 1965, que vieram de permutas com herbários de todo o Brasil. Recentemente, foi catalogada uma espécie de Palmeira, que ainda não havia sido registrada no Paraná, e também a de uma Orquídea rara, a qual só houve registro uma vez. O trabalho desenvolvido no herbário tem ajudado a ampliar o número de espécies nativas catalogadas no Estado e o objetivo é evitar a diferença que há hoje entre os dados oficiais (5,7 mil) e os que defendem os pesquisadores (mais de 8 mil espécies).

O trabalho realizado no herbário começa no campo, com a coleta das amostras e anotação das informações nas fichas, e depois continua no laboratório onde as espécies são costuradas em papel e colocadas em um armário específico.

Ao mesmo tempo, os dados de cada coleta são acrescentados a um programa de computador, desenvolvido em 2006, e que possibilitou a informatização de todo o acervo do Herbário.

Em 2007, o herbário passou a integrar a Rede Brasileira de Herbários (RBH) ligada à Sociedade Botânica do Brasil (SBB). Além disso, desde setembro de 2008 está registrado sob o acrônimo HCF no Index herbariorum, cadastro internacional de herbários, gerenciado pela Associação Internacional para a Taxonomia Vegetal e o Jardim Botânico de Nova York, nos Estados Unidos.Conhecia este projeto? Ficou com vontade de conhecer o herbário? Para agendar uma visita em grupo ou de escolas basta ligar no Câmpus Campo Mourão da UTFPR.