UTFPR e o Mercado de Trabalho – Tecnologia em Alimentos

O Blog do Aluno começa hoje uma série que trará, toda sexta-feira, postagens com informações sobre o mercado de trabalho dos cursos oferecidos pela UTFPR, apresentando as possíveis áreas de atuação e a participação da Universidade no processo de inserção dos estudantes no mercado.

Iniciaremos a série com uma postagem sobre o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. Para saber mais sobre o mercado de trabalho desta área, conversamos com os coordenadores do Curso nos Câmpus Francisco Beltrão e Londrina, Cleusa Ines Weber e Cláudio Takeo Ueno, respectivamente.

Segundo Cláudio, os graduandos atuam principalmente nos seguintes segmentos: gestão de pequenos estabelecimentos alimentícios e indústria de alimentos; controle de qualidade de indústria de alimentos; desenvolvimento de marketing de alimentos e novas embalagens; estudos de tendências de novos produtos no mercado; atuação em pesquisas na área de alimentos, laboratórios de analises físico-químico, microbiológicos de controle de qualidade de alimentos; e ainda com docência na área.

Como o curso é relativamente novo na maioria dos câmpus, os tecnólogos em Alimentos da UTFPR ainda estão passando pela fase de consolidação no mercado. “O piso da categoria é seis salários mínimos, mas a média da região para início de carreira está em torno de três salários mínimos.”, esclarece a coordenadora Cleusa.

Em alguns câmpus, as vagas existentes são divulgadas pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc) – onde as empresas do setor alimentício podem anunciar ofertas de emprego, vagas de estágio, entre outros – e também através da indicação de professores.

Formado no curso em 2010, Sandro Parteca trabalha na área desde 2004 e atualmente está na BRF. “O próprio nome da universidade nos dá respaldo para ingressar no mercado de trabalho”, comenta.

O Curso de Tecnologia em Alimentos é oferecido nos Câmpus Campo MourãoFrancisco BeltrãoLondrinaMedianeira e Ponta grossa e tem a duração de 3 anos.

Para saber mais sobre os cursos da UTFPR,  confira o nosso Guia do Estudante.

2 thoughts on “UTFPR e o Mercado de Trabalho – Tecnologia em Alimentos

1. Olá,
    Gostaria de saber se dentro das atribuições dos tecnologos em alimentos também se encaixa a responsabilidade tecnica em industria de alimentos?

2. boa noite! estou cursando tecnologia em alimentos na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), procurei saber com nosso professor de quimica Dr. Rafael Jovito e o indaguei a respeito da docência, o mesmo, me informou que o profissional formado nesta area nao pode caminhar neste rumo e sim para a industria! Sendo que o texto acima afirma que pode sim ter iniciação à docencia. gostaria que fosse melhor esclarecido.