Dicas para tornar o seu currículo eficiente

Como desenvolver um bom currículo? O que colocar em seu conteúdo para fazer com que a imagem passada seja mais atrativa e positiva?

Para ajudar a responder essas e outras dúvidas, o post de hoje traz algumas dicas valiosas para quem está desenvolvendo seu currículo.

O Currículo Vitae, como já mencionamos no post anterior, é o modelo mais conhecido e mais comum, e descreve a trajetória profissional e acadêmica do candidato, funcionando como uma vitrine do que o profissional pode oferecer à empresa. Diferente do Currículo Lattes, o Vitae pode ter várias versões, se adaptando conforme a vaga desejada.

Clareza e organização – Tenha em mente que as informações no seu currículo devem ser claras para que as suas experiências e conhecimentos sejam facilmente identificados. Então, invista em um design limpo e organizado, para que tudo o que é relevante sobre você seja facilmente visualizado.

Especifique a vaga para a qual você está se candidatando – Especificar a vaga para a qual você está se candidatando mostra que você sabe o que quer, que tem um objetivo definido.

Experiências relevantes – Ao incluir suas experiências no currículo, organize-as dando preferência àquelas que mais se relacionam com a vaga pretendida.  Mesmo que pareça redundante, essa ligação clara se torna fundamental para revelar suas habilidades na área.

Voluntariado – Trabalhos voluntários são excelentes formas de desenvolver suas habilidades interpessoais, e, além disso, mostram que seus interesses vão além do seu campo de estudos. Se você participa ativamente de algum trabalho voluntário, não deixe de mencionar em seu currículo.

Formação em andamento – Se você ainda não concluiu sua formação, inclua esse dado em seu currículo e adicione a palavra “cursando” ao lado do curso.

Idiomas – A fluência em algum idioma pode ser um diferencial em seu currículo. Especifique o idioma e o seu nível de fluência no mesmo. Seja sincero e evite exageros nesse ponto.

Gramática e ortografia – Erros na língua portuguesa podem dar a impressão de falta de cuidado e atenção, por isso, preste atenção à gramática e ortografia no desenvolvimento do seu currículo. O ideal é utilizar frases com verbos substantivos, como, por exemplo, em vez de escrever “desenvolvi um projeto”, utilize “desenvolvimento de projeto”.

Mídias Sociais – Com a grande expansão das mídias sociais, as principais plataformas (LinkeIn, Twitter e Facebook), são excelentes fontes de informação sobre você. Invista tempo para desenvolver sua presença online e criar perfis de qualidade nas redes sociais, e inclua-os em seu currículo.

Como as mídias sociais desempenham um papel importante como fonte de informação, o próximo post será especificamente sobre como você pode utilizar a rede a seu favor.

Se você tem alguma dica sobre currículos também, deixe seu comentário.

One thought on “Dicas para tornar o seu currículo eficiente