Sisu 2019.1 | Algumas boas razões para estudar na UTFPR

Campanha Sisu 2019 - banner blog do aluno

O Sistema de Seleção Unificada do MEC (Sisu) orferta mais de 235 mil para o ensino superior em diversas instituições de ensino superior brasileiras.

Tá, mas por que escolher estudar na UTFPR?

Este post traz algumas boas razões 😉

1. Universidade jovem, com história centenária

A UTFPR é a primeira assim denominada no Brasil e, por isso, tem uma história um pouco diferente das outras universidades. A Instituição não foi criada e, sim, transformada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Como a origem deste centro é a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909, a UTFPR herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional.

Por conta disso, a Instituição tem uma relação próxima com o setor produtivo. Isso se dá, por exemplo, por meio de pesquisas aplicadas, da cultura empreendedora, de atividades sociais e extraclasse.

Como consequência, hoje os ex-alunos da UTFPR trabalham em empresas no Brasil, na Europa, nas Américas e até na China, o que dá a certeza que possuem uma excelente formação profissional e com competências mundiais.

2. Aberta ao mundo

Como você deve ter visto em nossa campanha, a UTFPR tem o ensino gratuito que abre portas para o mundo. São mais de 90 instituições conveniadas em diversos países com oportunidades de intercâmbio, programas de dupla diplomação e pesquisas conjuntas. Para você ter uma ideia, atualmente 150 alunos fazem intercâmbio por meio dos acordos de dupla diplomação, que permitem ao aluno estudar no exterior com a possibilidade de ter dois diplomas, um pela UTFPR e outro pela instituição estrangeira.

3. Auxílios Estudantis

A UTFPR oferece algumas modalidades de auxílio financeiro para alunos que possuem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio por mês. Ao todo, são três modalidades de auxílio: Básico, R$ 200 mensais para despesas gerais dos seus estudos; Moradia, R$ 300 mensais para alunos que moram distante do domicílio de sua família; Alimentação, almoço e/ou jantar gratuito no Restaurante Universitário (RU) dos câmpus. Além disso, todos os estudantes regularmente matriculados têm direito à alimentação subsidiadas nos RUs, a um custo de R$ 3,50 por refeição.

4. Sistema de bibliotecas

A partir de 2019, as bibliotecas da maioria dos nossos câmpus estará totalmente informatizada. Você mesmo poderá emprestar e devolver obras na biblioteca de seu câmpus ou de qualquer outro câmpus da UTFPR que você visitar. Outra possibilidade é ler seu livro no celular ou tablet. A UTFPR disponibiliza mais de 25 mil livros digitais com livre acesso para nossos alunos; sem falar no nosso acervo físico com mais de 200 mil exemplares.

5. Mais oportunidades

Não é só de aulas que vive um aluno. Na UTFPR, você poderá participar de empresas juniores, resolvendo problemas reais de empresas, fazer iniciação científica, participar de competição de carros de corrida, robótica, programação, entre outras. Também é possível participar das atividades da atlética e da vida político-estudantil da UTFPR por meio dos centros acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes (DCE), além de, é claro, participar de projetos de extensão que auxiliam a comunidade ou ainda estudar um outro idioma.

O mundo espera por você, e nós também :)