Sisu 2019.1 | Sistema de cotas

Campanha Sisu 2019 - banner blog do aluno

Desde 2013, a UTFPR adota a política de ações afirmativas para ingresso em seus cursos de grauação. Instituído pela Lei n° 12.711/2012, o sistema de cotas reserva 50% das vagas ofertadas no Sisu para alunos de escolas públicas.

A legislação segmenta as vagas em oito categorias distintas. São elas:

• Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos que, independentemente da renda,  tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

O candidato que for concorrer a uma dessas vagas precisa ficar atento às exigências de documentação comprobatória. A relação completa dos documentos necessários para matrícula está disponível no Anexo III do edital do Sisu-UTFPR

Ah, algumas obervações imporantes sobre o sistema de cotas:

O candidato que optar no ato de sua inscrição pelas vagas destinadas a cotistas e não comprovar esta condição no ato da entrega de documentação, perderá o direito à vaga.

Por fim, o sistema de cotas não aceita canditados que tenham sido bolsistas em escolas particulares.

Para mais informações, sempre consulte a nossa Página do Sisu.