Equipes de robótica participam de competição internacional

Duas equipes de robótica, formadas por alunos do ensino médio e orientadas por acadêmicos da UTFPR dos Câmpus Medianeira e Toledo participaram neste mês de março da First Robotics Competition (FRC), o maior desafio mundial de robótica educacional, que aconteceu nos Estados Unidos e Canadá.

Equipe Strike durante fase internacional da competição (Foto: Divulgação)

Sob a orientação do professor de matemática Pedro Elton Weber, coordenador do Projeto de Robótica, acadêmicos mentores e colaboradores, os integrantes das equipes tiveram uma intensa preparação, por meio de aulas teóricas e práticas de robótica, eletrônica, mecânica, elétrica e relações empresariais, essenciais para executar a construção de robôs.

Em uma atividade que combina a emoção do desafio e os rigores da ciência e da tecnologia, os alunos foram desafiados a projetar, construir e programar um robô de nível industrial, capaz de auxiliar no trabalho de carga e descarga de caixas, em um prazo restrito de seis semanas, a partir de um kit distribuído pela FIRST®, a todas as equipes participantes.

Equipe Strike (Foto: Divulgação)

Ao final desse prazo, a equipe ROOSTERS, formada por alunos das Escolas Estaduais João Manuel Mondrone, Marechal Arthur da Costa e Silva (Medianeira) e acadêmicos da UTFPR Medianeira, desenvolveu o robô Gambis, que competirá em Rochester, Estados Unidos, em meados de março. A equipe STRIKE, formada por alunos do Colégio Bertoni (Foz do Iguaçu) e da UTFPR, construiu o robô Soraya apresentado durante a regional do evento na cidade de Montreal, Canadá.

De acordo com o professor Pedro, há muito do que se orgulhar nesta competição. Das 3.600 equipes e mais de 90 mil alunos inscritos na FRC/2018, há somente 10 participantes brasileiras e, dentre elas, as equipes de Medianeira e Foz do Iguaçu, que nasceram de projetos voluntários de acadêmicos da UTFPR, são as únicas do estado do Paraná.

Sobre a FIRST®

Organização internacional, sem fins lucrativos, promotora de desafios anuais de robótica para jovens em fase escolar, em parceria com a NASA e Google, que atende mais de 460.000 estudantes no mundo, agrupados em mais de 7 mil equipes. A FRC é um dos quatro programas da FIRST®, destinado a estudantes do ensino médio.