Egresso de engenharia eletrônica funda startup nos EUA

O mundo está em um ritmo constante de crescimento tecnológico, e as startups estão aí para mostrar que várias ideias podem ser iniciadas com mais facilidade. Por isso, o Blog do Aluno vai até aos EUA conversar com André Chang, egresso de engenharia eletrônica pela Tecnológica e co-fundador da Startup FWDNXT, a Foward Next.

Após realizar a famosa graduação sanduíche, onde o aluno faz parte da sua formação em uma universidade estrangeira, André foi aceito para um mestrado profissional na Purdue University, em Indiana, e, posteriormente, seguiu pra o doutorado.

Juntamente com outros dois estudantes do doutorado e sob orientação do professor Eugenio Culurciello, André desenvolveu um modelo de Deep Learning que, basicamente, são dispositivos que permitem a máquinas aprenderem a partir de bancos de dados.

E a ideia foi se aperfeiçoando até se tornar um produto e dar origem à Startup FWDNXT. Batizado de Snowflake, o dispositivo é capaz de fazer reconhecimento de pessoas em tempo real, ou seja, elas são reconhecidas mesmo em movimento ou com interferências, como objetos à frente, por exemplo.

Se liga no vídeo de demonstração:

André recomenda a experiência de estudar no exterior para alunos que desejam viver novas oportunidades, mas reforça que a Tecnológica foi fundamental para o processo de pesquisa: “foi na UTFPR que aprendi muito sobre desenvolvimento de aceleradores. Meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] foi fazer um acelerador para imagens de ultra-som sob orientação dos professores Fabio Schneider, Joaquim Maia e Amauri Assef. O mesmo conhecimento contribuiu no desenvolvimento do acelerador snowflake da FWDNXT”.

E as novidades não param por aí, a Startup já tem planos para expandir suas atividades mundialmente, mas começará especialmente pelo Brasil.

Sucesso, André e turma 😉