Conhecendo a Resoluto Controle Tecnológico #HotelTecnológicoUTFPR

encubadoraHoje o blog do aluno vai até o Câmpus Guarapuava para conhecer o trabalho da RCT, a Resoluto Controle Tecnológico, empresa encubada no recém inaugurado Hotel Tecnológico (HT) do Câmpus.

Mas, antes de tudo, você sabe para que servem os hotéis tecnológicos espalhados em nossos câmpus?  Pois bem, a função dos HT’s é apoiar o desenvolvimento de “pré-empresas”. Basicamente, eles prestam auxílio e fornecem todo o apoio e estrutura a ideias inovadoras que estão por sair do papel, incentivando a postura empreendedora nos alunos, egressos, servidores da universidade e toda a comunidade.

Com a Resoluto não foi diferente. Três alunos do curso de Engenharia Civíl, João Girardi, Ary Vinícius Frigeri e Márcio da Costa Filho, observaram que o serviço de controle tecnológico de materiais de construção civil em Guarapuava era escasso e necessitava de uma empresa capacitada para fornecer serviços de ensaios laboratoriais na região. A ideia ficou entre os três alunos, como um plano a ser executado depois que todos já estivessem formados. Porém, com a inauguração do Hotel Tecnológico no Câmpus Guarapuava, a ideia começou a se tornar realidade.

Dentre as vantagens de incubar uma empresa no Hotel Tecnológico, a principal é a formulação de um plano de negócios estruturado e construído através de diversos cursos, workshops, coachings e capacitações que os empreendedores recebem durante sua “hospedagem”. Além disso, os empreendedores recebem apoio e assessoria nas áreas de marketing, finanças, direito e psicologia e ganham o direito de usufruir do espaço físico para trabalhar (como uma espécie de escritório compartilhado, ou Coworkings), criando um ambiente inspirador e propenso a inovações.

João Girardi, um dos fundadores da Resoluto, conta que o Hotel Tecnológico é um grande aliado da inovação: “O Hotel contribuiu para nos abrir a visão de sermos empreendedores. Eu recomendo o hotel para todas as pessoas que tem ideias inovadoras e que, por algum motivo, não conseguem tirá-las do papel, pois o HT dá suporte a projetos inovadores como a Resoluto”.

Os editais de seleção de empresas que desejam incubar-se nos hotéis tecnológicos abrem todos os semestres. Confira no HT de seu Câmpus as recomendações, aguarde as próximas datas e coloque seu projeto em prática também!

Confira o vídeo contando um pouco da RCT:  https://www.youtube.com/watch?v=w8c29WcsUeo