Alunos de Campo Mourão garantem casa do Papai Noel na cidade

casa do papai noelEm parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Mourão, o Centro Acadêmico de Engenharia Civil do Câmpus Campo Mourão da UTFPR viabilizou o chalé do papai noel da cidade. O projeto foi feito pelos alunos do curso, saiu do papel e foi construído em uma praça no centro da cidade. A inauguração foi realizada no último dia 02 de dezembro.

A ideia principal do projeto foi construir um chalé de madeira sustentável, ou seja, a Casa do Papai Noel poderá ser desmontada e reutilizada através dos anos nos natais de Campo Mourão, além de também aproveitar materiais já existentes e doados à Prefeitura.

Os alunos de engenharia civil Rafael Hideki, Rodrigo Gonçalves e Luís Vidotti, orientados pela professora Vera Lúcia Moreira e pelo professor Jorge Luís de Góes,  aceitaram o desafio e passaram por grandes aprendizados através da oportunidade de colocar o projeto em prática, desde o dimensionamento correto para desenvolver o chalé, cálculos e simulações, até o tratamento da madeira para ser sustentável. A cobertura da casa, por exemplo, será de fibrocimento para proteger a madeira.  A casa foi dividida em cozinha, quarto e sala do Papai Noel, decorada com poltrona, lareira e a árvore de Natal.

O estudante Rafael Hideki afirma que o grande aprendizado foi aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática que, tanto acadêmica quanto profissionalmente, é cheia de desafios. “O chalé, aliado a todos os outros enfeites natalinos, promove à comunidade um local para iteração familiar e cria um ambiente onde as crianças possam se divertir e soltar a imaginação”.

A execução do projeto ficou por conta da Prefeitura da cidade. Os alunos e professores envolvidos ressaltam que inciativas como essa servem para promover a instituição formando os futuros profissionais.