Quer receber o auxílio estudantil para 2018? Saiba como:

Já estão disponíveis as inscrições e o edital de auxílio estudantil para o ano de 2018. E, para não ficar com nenhuma dúvida, o blog do aluno trouxe as principais informações. Mas é muito importante ler o edital completo com muita atenção.

A primeira fase de inscrição é exclusiva para o aluno regularmente matriculado em pelo menos uma disciplina obrigatória do seu curso e com, no mínimo, 75% de frequência nas aulas e que não tenha mais de 33% de disciplinas canceladas ou reprovadas nos semestres anteriores. Além disso é necessário realizar uma inscrição no portal do aluno (na aba “Inscrição – auxílio estudantil”) e seguir as instruções indicadas, entregando, por fim, documentos comprobatórios para análise da disponibilidade dos benefícios ao candidato.

Quais documentos devo apresentar?

Ao inscrever-se no Portal do Aluno, o candidato deverá imprimir e preencher o termo de responsabilidade e o quadro de composição familiar. Junto a esses dois documentos devidamente preenchidos, assinados e datados, devem ser entregues documentos como:

a) Fotocópia do RG e CPF do aluno candidato e de todos os integrantes da casa (caso o integrante seja menor de idade e não possua RG ou CPF, anexar a cópia da certidão de nascimento);
b) Fotocópia da carteira de trabalho do aluno e de todos os integrantes da casa (folha de identificação, última página assinada com contratação e a folha seguinte em branco);
c) Fotocópia da declaração de IRPF do aluno e de todos os membros da casa que tenham mais de 18 anos (para 1º semestre o exercício deve ser de 2017 e para o 2º, de 2018) ou comprovar a não obrigatoriedade de declaração, que pode ser consultada neste link (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/i ndex.asp );
d) Fotocópia de documentos comprovantes de renda do aluno candidato e de todos os integrantes da casa (como holerites, declarações detalhadas de serviço autônomo, declarações de MEI, e etc);
e) Fotocópia do contrato de aluguel e moradia compartilhada (se houver), para auxílio moradia.

Além desses documentos principais, o aluno deve conferir no edital quais outros documentos se encaixam em sua situação atual, como por exemplo, comprovar o recebimento de outras bolsas como de estágio e iniciação científica e condições de saúde do aluno e da família. Lembre-se de respeitar os prazos de entrega no Núcleo Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape) de seu Câmpus.

Quais as modalidades de auxílio estudantil e para quê elas servem?

O auxílio básico serve para cobrir determinados custos gerais da vida acadêmica do aluno, como material didático e transporte, por exemplo. Ele é concedido na forma de recurso financeiro, no valor de R$ 200 mensais, durante a vigência do edital.

O auxílio moradia visa contribuir com as despesas de alunos que precisaram sair de seu domicílio de origem para estudar na UTFPR, o valor mensal é de R$ 300 durante a vigência do edital.

Por fim, o auxílio alimentação fornece ao beneficiado a possibilidade de almoçar e/ou jantar nos restaurantes universitários dos Câmpus da UTFPR que possuem RU’s, sem custo. E, caso o câmpus do candidato não possua RU, o valor é depositado em forma de recurso financeiro no valor de R$ 75 mensais, durante a vigência do edital.

Quais as datas de inscrição e entrega das documentações?

Para os veteranos, as inscrições e entregas dos documentos começaram no último dia 28 e vão até dia 13 de dezembro. Para os calouros que ingressarão em 2018, as inscrições e entrega da documentação começam dia 05 de março e se estendem até o dia 09 de março de 2018 (na primeira semana de aulas).

No dia 9 de abril os resultados estarão disponíveis para eventuais interposições de recursos, e a lista unificada será divulgada em dia 20 de abril. Os alunos com benefício deferido devem possuir conta nos bancos Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para o recebimento do auxílio.

O período de vigência do auxílio é de abril de 2018 a março de 2019.

É muito importante ler o edital e conferir todas as datas, anexos e documentos que você precisará entregar ao Nuape. Lembre-se, principalmente, de entregar os documentos conforme as instruções: selado e com o protocolo de identificação no envelope. Qualquer dúvida, entre em contato com o Nuape do seu Câmpus.