Da UTFPR para Hollywood: egressa participa da produção do longa Thor Ragnarok

O mais recente lançamento da Marvel em colaboração com a Disney, Thor: Ragnarok, desde que estreou no começo de novembro é um sucesso nas bilheterias de todo mundo. O filme foi um dos lançamentos mais esperados do ano e, dentre os diversos atrativos, a direção de arte ganha destaque. E é aqui que o Blog do Aluno apresenta com muito orgulho a egressa do curso de Design de Móveis da UTFPR, Daniela Medeiros.

Daniela

Daniela Medeiros, designer graduada pela UTFPR (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Daniela participou da produção do longa como Set Designer, profissional responsável pela criação e detalhamento de cenários antes das filmagens. Segundo a designer, que também possui graduação em arquiteta pela PUC-PR, tudo começou ainda no Brasil, quando começou a se aproximar da produção para audiovisual como Diretora de Arte. Buscando um maior aprofundamento na área, viajou para Los Angeles onde cursou mestrado no renomado American Film Institute (AFI) e logo começou a trabalhar como Production Designer e Set Designer.

Confira o bate-papo do Blog do Aluno com Daniela 😀

Como foi trabalhar no filme Thor Ragnarok? Qual foi seu maior desafio?

Foi sensacional. A equipe é extremamente talentosa e trabalhar na Austrália foi uma experiência incrível. Dan Hennah [diretor de arte de Senhor dos Anéis e o Hobbit], acompanhado do diretor de fotografia e o diretor propuseram um visual diferente e inovador, o que foi muito divertido fazer parte. Nenhum set foi simples ou “normal”. Criatividade rolando solta.

Cena do filme Thor: Ragnarok (Imagem: Divulgação)

Cena do filme Thor: Ragnarok (Imagem: Reprodução/TheConcordian-MarvelStudios)

De que maneira você acredita que a formação como design de móveis te influenciou para ter a profissão que tem hoje?

Acredito que de forma geral minha formação artística me alinhou neste caminho. Design de Móveis e Arquitetura me ensinaram escalas de criação diferentes e ambas são utilizadas diariamente no meu trabalho. Compreender história do design e das artes é sempre uma vantagem e aprendi muito com as professoras que tive na UTFPR. Além disso, estudei em Lisboa durante um ano através do programa de intercâmbio cultural e foi minha primeira experiência estudando fora do Brasil. Aprender a compreender diferenças culturais e analisar distintas formas de ver arte e design, permitindo assim a absorção ao máximo dos conhecimentos foram essenciais para os desafios que estavam por vir.

Qual a melhor experiência que a UTFPR te proporcionou e que você leva até hoje?

Acredito que a UTFPR, dentre outras coisas, me apresentou artistas e conhecimentos que foram essenciais para chegar onde cheguei. Desde compreender metodologia do design até no projeto de móveis em si. Todo conhecimento agrega e é um sentimento muito bom quando lembro algo que foi dito em uma das salas de aula da UTFPR. Também fiz amizades muito fortes na UTFPR que mantenho até hoje.

Daniela ainda contou ao Blog que seus próximos trabalhos também são de tirar o fôlego. Na lista estão Homem-Formiga e Godzilla, este último trabalhando com o renomado diretor de arte Scott Chambliss.

Sucesso, Dani! A Tecnológica se orgulha de ver alunos e ex-alunos ganharem o mundo mostrando tanto talento e competência 😉

Ah, dá um confere só no trailer do filme. Se você ainda não viu, corre lá no cinema porque vale a pena.