Programa de Bolsa-Permanência

Você conhece as oportunidades do Programa de Bolsa-Permanência para os estudantes da UTFPR? Este programa ajuda os alunos com dificuldades financeiras a permanecer na Universidade, combatendo os índices de evasão acadêmica de origem socioeconômica.

As inscrições para as bolsas do segundo semestre letivo de 2012 já estão abertas para os câmpus Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.

Os estudantes interessados poderão concorrer a dois tipos de bolsas:

• Auxílio-Alimentação: crédito para refeição no almoço e/ ou jantar no RU do Câmpus, no valor de R$ 150,00.
  • Auxílio-Básico: recurso financeiro recebido em depósito bancário para necessidades gerais do estudante, no valor de R$ 200,00. Nos Câmpus Francisco Beltrão e Toledo, que ainda não possuem RU, essa bolsa será de R$ 350,00.

O programa é válido para os estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Nível Médio, Graduação ou Pós-Graduação que possuam renda familiar de até um salário mínimo e meio . Os mesmos não devem estar cursando apenas Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso ou Atividade Complementar, e sim estar frequentando as aulas de, no mínimo, uma disciplina.

As inscrições devem ser realizadas no Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape) de cada câmpus, de acordo com os períodos e horários definidos em edital.

Alunos  dos Cursos Técnicos Integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) também podem concorrer às bolsas. As bolsas para essa modalidade são no valor de R$ 100,00 e se destinam apenas aos cursos de Técnico em Edificações (Câmpus  Curitiba), Técnico em Controle Ambiental (Câmpus Londrina), Técnico em Segurança do Trabalho (Câmpus Medianeira) e Técnico em Eletroeletrônica (Ponta Grossa). As inscrições para concorrer as bolsas também devem ser realizadas no Nuape do câmpus.

Para saber mais, acesso o edital do Programa Bolsa-Permanência e o edital do Programa para o Proeja.

3 thoughts on “Programa de Bolsa-Permanência

1. olá!
    Sou estudante e fiquei em 33° na lista de espera do sisu para o curso de engenharia de controle e automação e gostaria de saber se há chance de eu ainda ser convocado. Pois até o presente momento chamaram até o 32° colocado!
    Gostaria também de uma maior informação sobre a chamada nominal… Obrigado.

• Olá André. Se alunos matriculados nas chamadas anteriores não confirmarem a permanência na UTFPR nos quatro primeiros dias de aula, os próximos alunos da lista de espera serão convocados na Chamada Nominal. Na segunda semana de aula, serão convocados os candidatos da lista de espera, através da Chamada Nominal, para preencher as vagas geradas pelos alunos que não realizaram a Confirmação de Permanência. De acordo com o edital, o número de candidatos convocados será correspondente a 10 vezes o número de vagas existentes em cada curso, respeitando-se as categorias cotista e não cotista. Para participar da Chamada Nominal, o candidato deve comparecer pessoalmente, também pode vir um representante munido de procuração ou os pais (apenas para menores de 18 anos) do candidato, no Câmpus do curso em data e horário definido no edital a ser publicado. Durante a Chamada Nominal, os candidatos serão chamados de acordo com a ordem da lista de espera. Assim que as vagas foram preenchidas, a Chamada Nominal é encerrada.

2. Pingback: Guia Universitário LAEF – Almoço Grátis na UTFPR – Bolsa Permanência