Pato Baja chega com tudo na edição 2017 da Baja SAE Brasil

Em sua primeira participação na etapa nacional da Baja SAE, realizada entre os dias 9 e 12 de março em São José dos Campos (SP), a galera da Pato Baja representou bonito a UTF e conquistou dois primeiros lugares na competição: um na categoria Melhor Tração e outro como Melhor Equipe Novata. A Pato Baja é formada por 35 alunos das Engenharias Mecânica, Elétrica e Civil do Câmpus Pato Branco.

Protótipo Taurus, construído pelos alunos da UTFPR para a SAE Baja (Foto: Divulgação)

Na avaliação do professor Diego Rossetto, coordenador do projeto, os ganhos obtidos pelos alunos vão muito além da competição. ” O projeto contribui para formação técnica, onde desenvolve habilidades de trabalho em equipe, na qual metas previamente estabelecidas precisam ser alcançadas com prazos e recursos limitados, ou seja, situações que os alunos enfrentarão no cotidiano da sua atividade profissional”, destaca. Dentre as 88 equipe inscritas, a Pato Baja ficou na 18ª posição na classificação geral e com o 15º lugar do enduro.

E quem disse que a galera quer parar por aí? Ainda para este ano, a ideia é participar de mais dois eventos: o Interbaja, que será realizado na cidade de Londrina (PR) no mês de agosto, e a etapa regional Sul do Baja SAE, programada para novembro em Passo Fundo (RS).

Mais um pouco do protótipo Taurus (Foto: Divulgação)

“Os desafios são imensos, temos muito a evoluir. A nossa principal meta, a partir deste momento, é melhorar nosso desempenho nas provas de projeto. Se tivermos êxito neste quesito de avaliação, alçaremos vôos ainda mais altos nas próximas competições”, comenta Rossetto.

Seleção de novos integrantes

E se você estuda Engenharia no Câmpus Pato Branco e também quer entrar para esse time, a oportunidade é agora. A Pato Baja recebe até esta sexta-feira (17) a candidatura de novos integrantes – confira aqui o edital. Para concorrer, o aluno precisa preencher a ficha on-line de inscrição e encaminhar para o e-mail patobajautfpr@gmail.com uma declaração de disciplinas matriculadas (horários e coeficiente), declaração de matrícula e currículo.

Baja SAE

O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. As equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos!