Projeto de extensão utiliza jogos de tabuleiro como ferramenta de ensino

Nada como aprender se divertindo, não é mesmo?

Esse é o objetivo de um projeto extensão dos Câmpus Cornélio Procópio e Londrina que utiliza jogos de tabuleiro como ferramentas de ensino. O projeto é coordenado pelo Laboratório Universitário de Desenvolvimento de Inteligências e Cognições (Ludico).

Nos eventos do projeto, além de muitos jogos, rola também debates sobre como essa prática pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, história dos jogos de tabuleiro, e desenvolvimento e criação de novos jogos.

Evento realizado no último dia 25 no Câmpus Londrina (Foto: Divulgação)

Evento do Ludico realizado no último dia 25 no Câmpus Londrina (Foto: Divulgação)

Segundo o professor Mauricio Iwama Takano, um dos coordenadores do projeto, muitos estudos já comprovam que o “brincar” é uma das atividades onde as pessoas mais conseguem desenvolver suas diversas inteligências. “Durante um simples jogo de tabuleiro, o participante pode desenvolver desde sua inteligência interpessoal até sua inteligência lógico-matemática. Cada jogo ajuda a desenvolver uma inteligência diferente”, comenta. Os eventos são sempre gratuitos e abertos aos públicos interno e externo.

Evento do último dia 25 reuniu mais de 140 participantes (Foto: Divulgação)

Evento do último dia 25 reuniu mais de 140 participantes (Foto: Divulgação)

Ficou a fim de participar? Marque na sua agenda: o próximo evento será realizado no dia 29 de abril, das 10h às 20h, no Câmpus Londrina, e fará parte do Dia Internacional do Jogo de Tabuleiro. Para esta próxima edição, também estão sendo planejadas algumas atrações diferenciadas como, por exemplo, jogos em tamanho gigante, onde os jogadores poderão fazer parte do jogo como se fossem peças do tabuleiro, e um escape room, uma espécie de sala temática que funciona como jogo de imersão onde o objetivo é encontrar uma ‘saída’ dentro de um tempo pré-determinado.

Para saber de outros eventos, basta colar na fan page do Ludico 😉

 

 

Calouros de Engenharia Civil (Câmpus Pato Branco) realizam trote solidário em lar de idosos

Os calouros do curso de Engenharia Civil (Câmpus Pato Branco) realizaram neste mês de março mais uma edição do trote solidário no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, na própria cidade de Pato Branco.

DSCN2431

As atividades foram realizadas no último dia 10 e contemplaram reparo e pitura de paredes da Instituição e confraternização entre jovens e idosos, com muita música e dança. Segundo o professor Gustavo Lacerda, que também acompanhou a galera, os alunos participaram de todas as atividades com muita alegria e disposição. “Há que se destacar o fortalecimento que o Centro Acadêmico tem tido a cada ano, e quando os alunos se sentem envolvidos com algum projeto, a participação é mais intensa”, comenta.

A ideia é realizar as atividades para os calouros de Civil de cada semestre letivo. Ainda segundo Lacerda, está sendo levantada a possibilidade de abrir atividade para novas instituições beneficentes que necessitem de pequenas intervenções de melhoria dos seus espaços físicos.

O legal é que a atividade movimenta não só alunos e professores da UTF, mas também a comunidade externa. Nesta edição, os materiais utilizados no trote solidário foram arrecadados junto a instituições e empresas de Pato Branco.

Confira um pouco do que rolou por lá:

Hora de dar uma caprichada no visual do Lar de Idosos 😉

DSCN2440

DSCN2433

DSCN2418


DSCN2457

Ouvir histórias é sempre uma boa forma de aprendizado 😉

DSCN2445

Solta o som aí, DJ!

DSCN2476

E, no fim, tudo termina com um bom lanche 😀

DSCN2461

 

 

 

 

 

Brafitec 2017

Oportunidade de intercâmbio na França, galera!

Estão abertas até 31 de março as inscrições para o Programa Brafitec, que concede bolsas de estudo a estudantes de engenharia para intercâmbio em universidades francesas. O edital oferece sete bolsas os alunos da UTFPR.

Confira aqui o edital.

00457_intercambio_em_engenharia_na_franca_9168115457107485579

Para se candidatar, o aluno deve preencher o formulário on-line de inscrições e anexar a documentação exigida no edital. Os alunos com inscrição homologada serão classificados por ordem decrescente a partir de um coeficiente final obtido pela pontuação já pré-estabelecida.

O período previsto da mobilidade será de até dois semestres letivos, de outubro de 2017 a julho de 2018. O estudante poderá optar por permanecer um semestre na universidade, realizando as disciplinas, e um semestre fazendo estágio em alguma empresa sediada na França.

Fazem parte do Programa as seguintes instiuições francesas: Université de Technologie de Compiègne, Université de Technologie Belfort-Montbéliard, Université de Technologie de Troyes, Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse, École Nationale d’InEngenhariaurs de Tarbes ou École des Mines d’Albi-Carmaux.

Torote solidário de Física arrecada 57 bolsas de sangue para a Rede Hemepar

E olha só como trotes solidários são a melhor pedida para a estreia na universidade! O Centro Acadêmico de Física Nikola Tesla (Cant), do Câmpus Curitiba, realizou na última semana uma campanha mobilizando os alunos para a doação de sangue.

Alguns dos alunos que participaram da campanha de doação de sangue (Foto: Divulgação)

Alguns dos alunos que participaram da campanha de doação de sangue (Foto: Divulgação)

Ao todo, foram 57 alunos entre os turnos manhã e tarde. A instituição escolhida para a doação foi a Rede Hemepar. Além dos alunos de física, o convite se estendeu para todos os interessados do Câmpus Curitiba que desejassem participar.

A proposta do Centro Acadêmico foi justamente fazer os alunos passarem pelo ritual de entrada na Universidade de uma maneira que pudesse ajudar o próximo.

Parabéns, Cant! Solidariedade nunca está fora de moda 😉

Câmpus Curitiba realiza Evento de Estágio nesta quarta-feira, dia 22

Quer colocar em prática o que você aprende da facul? Então, o estágio pode ser uma boa.

O Câmpus Curitiba realiza nesta quarta-feira (22), na Sede Centro, o primeiro Evento de Estágio com o objetivo aproximar alunos às empresas com vagas disponíveis.

O evento contará com a presença do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que realizará o cadastro dos estudantes interessados em estagiar. Na programação, também estão previstas a divulgação de cursos gratuitos e orientações sobre elaboração de currículo.

O evento será realizado das 8h às 21h e não é preciso inscrição prévia.