Primeira competição InterBAJA da UTFPR é realizada no Câmpus Londrina

Conhecimento posto em prática. O último fim de semana foi de grandes desafios para mais de 200 alunos dos cursos de engenharia mecânica. Eles se reuniram no Câmpus Londrina para a primeira competição InterBAJA realizada na UTFPR. O objetivo era construir um veículo desde o projeto inicial até à construção das peças e do protótipo em si.

Protótipo da equipe Gralha Azul, do Câmpus Ponta Grossa (Foto: Divulgação)

Protótipo da equipe Gralha Azul, do Câmpus Ponta Grossa (Foto: Divulgação)

Os veículos foram analisados por professores e engenheiros do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Os que preencheram os critérios mecânicos e de segurança competiram em um pista de terra, montada exclusivamente para o evento. Foram aprovados em todos os testes os protótipos das equipes ProcoBaja, do Câmpus Cornélio Procópio, e Gralha Azul, do Câmpus Ponta Grossa.

Antes das competições, os convidados do ITA realizaram um bate papo com estudantes com tema: “Vantagens do Projeto Baja na Carreira Profissional dos Engenheiros”.

Sobre o Baja

Criado na década de 1970, na Universidade da Carolina do Sul (EUA), o Projeto Baja SAE tem como objetivo propor aos estudantes de engenharia atividades práticas da área a partir da construção do protótipo de um veículo. No Brasil, a competição chegou cerca de 20 anos mais tarde e os eventos estudantes que buscam ampliar os conhecimentos obtidos em sala de aula.

Mais um pouco do que rolou no evento…

15380332_1213513638737392_7182373662039411690_n

15440363_1213513822070707_5387447979910058803_o15442115_1337140979663393_5301344858326183365_nimg_7712

Coral UTFPR comemora 50 anos com apresentações no Câmpus Curitiba

O Coral da UTFPR comemora neste mês de dezembro 50 anos de existência. E, para celebrar a data, três apresentações serão realizadas entre os dias 15 e 17 de dezembro no Auditório do Câmpus Curitiba (Sede Centro).

coral

O ‘Concerto UTFPR 50 Anos’ promete emocionar de uma maneira bem nostálgica, já que serão homenageados maestros, maestrinas e coralistas que ajudaram a construir a história do grupo. Ente os homenageados, estão dois dos fundadores do Coral: Francisco César Leinig e Wilson Santos. Também está no programa uma apresentação especial de ex-coralistas que atuaram entre os anos de 1974 e 2015.

Dias e horários das apresentações:

– Quinta-feira, 15/12, às 20h;
– Sexta-feira, 16/12, às 20h;
– Sábado, 17/12, às 18h30.

Ah, a entrada é gratuita 😉

Então, galera, o encontro está marcado. Até lá!

 

Câmpus Dois Vizinhos coquista prêmio de sustentabilidade do Sesi-PR

Aqui na UTF logo a gente aprende que todo conhecimento deve ser compartilhado. É assim com galera do Câmpus Dois Vizinhos envolvida  no “Dois Vizinhos mais verde: programa de arborização participativa para a sustentabilidade urbana de Dois Vizinhos/PR”, que reúne experiências desenvolvidas para promoção da sustentabilidade socioambiental urbana.

Segundo a professora Flávia Brun, uma das coordenadoras do projeto, o objetivo era aplicar concretamente conhecimentos adquiridos as disciplinas de arborização urbana. “Com base em todo o arcabouço teórico recebido em sala de aula, os alunos realizam diagnósticos na área selecionada, reuniões com os empresários e entidades parceiras, bem como ouvem a população em geral que também é usuária dos espaços públicos e, posteriormente, desenvolvem todas as etapas de um projeto de arborização, contemplando os anseios e percepções dos diversos atores envolvidos no processo”, comenta.

Solenidade de entrega do prêmio na Fiep, em Curitiba (Foto: Divulgação/Fiep)

Solenidade de entrega do prêmio na Fiep, em Curitiba (Foto: Divulgação/Fiep)

O resultado é que galera levou para o Câmpus Prêmio SESI Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2016 na área de Prosperidade e cuidados com o Planeta, categoria instituição pública. A solenidade de premiação foi realizada no último dia 23 de novembro na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba.

Também participam do projeto a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV) e a Prefeitura Municipal.

Alunos e servidores realizam passeio ciclístico beneficente em Francisco Beltrão

Todo dia é dia de solidariedade… mas é claro que no natal tudo ganha mais sentido.

Em Francisco Beltrão, por exemplo, servidores e alunos do Câmpus promoveram neste domingo, dia 4, um passeio ciclístico beneficente com o objetivo de arrecadar brinquedos e material escolar para crianças de comunidades carentes da cidade.

img_2164

Segundo o professor Fernando Cesar Mososso, um dos organizadores, o evento também teve por finalidade incentivar o uso da bike como meio de transporte nas cidades. “O uso da bicicleta, além de propiciar o lazer e o esporte, que também foram objetivos deste evento, representa menos carros no dia a dia das vias públicas, contribuindo assim para uma cidade mais humana, com menos poluição, menor demanda de custos públicos e uma otimização de uso do espaço público. Devemos lembrar que nós somos o trânsito da cidade e que o uso da bicicleta como uma alternativa de deslocamento é capaz de tornar a via melhor para todos”, destaca.

A largada aconteceu no Parque do Alvorada, às 8h, e o trajeto de 12 quilômetros seguiu até o Câmpus da UTFPR em Francisco Beltrão. Além dos ciclistas, o passeio contou a participação de um pelotão de corredores.

Mais um pouco do que rolou no Câmpus Francisco Beltrão:

img_2073

img_2101img_2090

 

Equipe do Câmpus Medianeira conquista Shell Eco-marathon Brasil

Equipe a todo gás, ou melhor, gasolina!

A Equipe Pé Vermelho Racing Team, formada por alunos da UTF de Medianeira, conquistou o primeiro lugar na categoria ‘gasolina’ na Shell EcoMarathon Brasil 2016, competição nacional que contou com a participação de 36 equipes no Kartódromo Granja Viana, em São Paulo.

Os integrantes da equipe são alunos de Engenharia Elétrica e  Engenharia de Produção e trabalharam durante dois anos para desenvolver o protótipo que utiliza um motor adaptado de uma Honda, com chassi de alumínio naval. A marca que resultou no prêmio foi o alcance de 190,2 km/l de gasolina. A competição foi realizada no mês de novembro.

Protótipo da equipe Pé Vermelho (Imagem: Divulgação)

Protótipo da equipe Pé Vermelho (Imagem: Divulgação)

 

O objetivo da competição é mobilizar estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem veículos eficientes em termos de energia.

Agora, vem mais desafio por aí. Com a marca, a galera de Medianeira se classificou para a etapa internacional da competição, que será realizada em Detroit, nos Estados Unidos, em abril de 2017.