Conhecimento posto em prática. O último fim de semana foi de grandes desafios para mais de 200 alunos dos cursos de engenharia mecânica. Eles se reuniram no Câmpus Londrina para a primeira competição InterBAJA realizada na UTFPR. O objetivo era construir um veículo desde o projeto inicial até à construção das peças e do protótipo em si.
Os veículos foram analisados por professores e engenheiros do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Os que preencheram os critérios mecânicos e de segurança competiram em um pista de terra, montada exclusivamente para o evento. Foram aprovados em todos os testes os protótipos das equipes ProcoBaja, do Câmpus Cornélio Procópio, e Gralha Azul, do Câmpus Ponta Grossa.
Antes das competições, os convidados do ITA realizaram um bate papo com estudantes com tema: “Vantagens do Projeto Baja na Carreira Profissional dos Engenheiros”.
Sobre o Baja
Criado na década de 1970, na Universidade da Carolina do Sul (EUA), o Projeto Baja SAE tem como objetivo propor aos estudantes de engenharia atividades práticas da área a partir da construção do protótipo de um veículo. No Brasil, a competição chegou cerca de 20 anos mais tarde e os eventos estudantes que buscam ampliar os conhecimentos obtidos em sala de aula.
Mais um pouco do que rolou no evento…