Cursinhos solidários para o Enem

Se você vai entrar no famigerado terceirão ou vai tentar mais um ano de cursinho, mas não tem como bancar um pré-vestibular pago, calma! Nem tudo está perdido. A ONG Em Ação e o Cursinho Solidário estão com inscrições abertas para o processo seletivo extensivo 2017. e olha só como a iniciativa é maravilhosa: os pré-vestibulares são totalmente gratuitos!

Nos dois casos, as seleções ocorrem em duas fases. A primeira é uma prova objetiva das disciplinas do ensino médio; e a segunda fase consiste em uma entrevista socioeconômica com os candidatos. As aulas são realizadas em Curitiba.

Projetos contam com a participação de professores voluntários (Foto: Divulgação/ONGemAção)

Projetos contam com a participação de professores voluntários (Foto: Divulgação/ONGemAção)

A UTFPR, por exemplo, é repleta de estudantes que passaram pelos projetos: O aluno Rafael Ribeiro participou do Cursinho Solidário em 2014 e hoje cursa Design Gráfico no Câmpus Curitiba. “Eu ainda estava fazendo terceirão no meu antigo colégio, mas eu tive algumas aulas no cursinho que super me ajudaram, explicaram melhor algumas coisas e ainda ensinaram conteúdos que não tinham sido ministrados no meu antigo colégio. Além disso, os simulados e aulões nos finais de semana fizeram toda a diferença na hora do vestibular”, comenta.

Gabriel Hideki também participou das iniciativas, porém pela ONG Em Ação. “Queria fazer alguma engenharia, quando vi os preços caí pra trás. No cursinho vi a oportunidade de tentar a Federal, até então muito fora do meu alcance. Foi graças ao cursinho que meu nível de aprendizado aumentou e eu consegui ingressar na UTF”, explica Hideki, estudante do segundo período de Engenharia de Controle e Automação.

Seja qual for a escolha, os dois pré-vestibulares darão aquela força pra você realizar o sonho de ingressar no ensino superior. Então, é aproveitar essa oportunidade!

O Cursinho Solidário está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro com a taxa única de inscrição de R$ 50, e a ONG Em Ação segue com as inscrições até o mês de fevereiro com a taxa única de R$ 45.

Equipe do Câmpus Medianeira vence competição nacional de eficiência energética

Equipe a todo gás, ou melhor, gasolina!

A Equipe Pé Vermelho Racing Team, formada por alunos da UTF de Medianeira, conquistou o primeiro lugar na categoria ‘gasolina’ na Shell Eco-Marathon Brasil 2016, competição nacional que contou com a participação de 36 equipes no Kartódromo Granja Viana, em São Paulo.

14947711_1797520373840529_7476876881548362270_n

A equipe, formada por alunos de Engenharia Elétrica e  Engenharia de Produção, trabalhou durante dois anos para desenvolver o protótipo. O veículo utiliza um motor adaptado de uma Honda, com chassi de alumínio naval. A marca que resultou no prêmio foi o alcance de 190,2 km/l de gasolina.

O objetivo da Shell Eco-Marathon Brasil é desafiar estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos eficientes em termos de energia. A etapa nacional foi realizada no início de novembro

A Pé Vermelho Racing Team embarca agora para Detroit, nos Estados Unidos, em abril de 2017.

Ação social celebra 10 anos da UTFPR em Apucarana

Ajudar quem precisa sempre é uma forma de celebrar. O Câmpus Apucarana sabe disse e realiza até 8 de dezembro uma campanha de arrecadação de alimentos e material de higiene pessoal para a Casa de Misericórdia de Apucarana.

cartaz-campanha-e-mail

“Essa ação faz parte do conjunto de atividade alusivas à comemoração dos 10 Anos do Câmpus Apucarana da UTFPR. Nossa meta é arrecadar o maior quantitativo possível de itens e, com isso, auxiliar as pessoas mais necessitadas que são atendidas pela Casa de Misericórdia”, comenta o professor Ivan José Coser, presidente da comissão que organiza as atividades.

As doações podem ser entregues até dia 8/12/2016 no GADIR (bloco B).

Cursos da UTF são avaliados com 5 estrelas pelo Guia do Estudante

Ótima notícia, galera!

O Guia do Estudante, publicado anualmente pela Editora Abril, avaliou com cinco estrelas três cursos do Câmpus Curitiba: Engenharia Civil, Engenharia da Computação, e Sistemas de Informação. Isso significa que essas graduações atingiram o grau de excelência e estão entre as melhores do Brasil.

A avaliação faz parte do ranking Melhores Universidades do Guia, que atribui cinco estrelas para os cursos considerados ‘excelentes’, quatro estrelas para os cursos considerados ‘muito bons’ e três estrelas para os cursos considerados ‘bons’.

Foram considerados ‘muito bons’ os seguintes cursos: Design (Curitiba), Engenharia Elétrica (Elétrica), Engenharia Eletrônica (Curitiba), Engenharia Mecânica (Curitiba), Química (Curitiba), Zootecnia (Dois Vizinhos), Engenharia Ambiental e Sanitária (Londrina), Agronomia (Pato Branco), Engenharia Mecânica (Pato Branco), Química (Pato Branco), Ciência da Computação (Ponta Grossa), Engenharia Eletrônica (Ponta Grossa) e Engenharia Mecânica (Ponta Grossa).

Parabéns, pessoal! Estamos orgulhosos! <3

Avaliação do docente pelo discente – 2016.2

Sim, você pode ajudar a melhorar a qualidade do ensino da UTF! Olha só:

Já está disponível para todos os câmpus a avaliação dos professores pelos alunos. O processo deve ser feito no Portal do Aluno e os estudantes podem avaliar as atividades desenvolvidas pelos docentes durante todo o semestre letivo, julgando os seguintes quesitos: conteúdo, didática, planejamento, avaliações e relacionamentos. Ah, também há espaço para deixar comentários gerais, com críticas ou elogios, sobre o professor.

As avaliações ficam abertas até o dia 29 de novembro em todos os câmpus, com exceção do Câmpus Dois Vizinhos, que terá o encerramento no próximo dia 20. A visualização do resultado estará disponível no dia 20 de dezembro.

Para avaliar, é necessário acessar o portal do aluno do respectivo câmpus e clicar no ícone ‘Avaliação do Professor’. Em seguida, será aberta uma página com informações sobre a avaliação e, logo depois, a avaliação por disciplina cursada.

A participação de todos os alunos é importante para que seja obtido um parâmetro geral das disciplinas.

E pode ficar de boa, a avaliação é sigilosa, inclusive quanto ao conteúdo dos comentários.