Acadêmico de Elétrica recebe certificado de Estudante Embaixador da Hungria para o Brasil

Qual seria o maior privilégio em um intercâmbio pra você? A oportunidade de conhecer outra cultura? Fazer estágio em uma grande empresa? Receber um certificado de embaixador?

Se liga só, o aluno José Campos, de Engenharia Elétrica, teve essa honra! No último mês de julho ele recebeu o certificado de Estudante Embaixador da Hungria para o Brasil, conferido pelo HRC (Hungarian Rectors Conference) que coordena o intercâmbio de alunos estrangeiros nas universidades húngaras.

p_20160604_174447

José Campos, aluno de Engenharia Elétrica (Câmpus Cornélio Procópio)

O intercâmbio foi realizado na Budapest University of Technology and Economics, em Budapeste, na Hungria, por meio do Ciência sem Fronteiras. “Eu não esperava receber o prêmio. Recebi o certificado de Estudante Embaixador da Hungria para o Brasil pois junto com outros alunos brasileiros tive destaque na universidade por representar o país e UTFPR no 2º Fórum  Hungria-América Latina na seção de educação”, conta o aluno que voltou ao Brasil em agosto.

A experiência do intercâmbio, segundo Campos, contribuiu para a formação profissional, pois teve a oportunidade de cursar disciplinas diferentes das ofertadas aqui. Além disso, ele pode realizar dois estágio: uma na própria universidade, onde aprofundou os conhecimentos em máquinas elétricas e energias renováveis; e outro na organização Greenwill, onde trabalhou com profissionais de diversas partes do mundo.

E que disse que tudo são flores? “Além da língua húngara que era uma constante barreira para interagir com as pessoas nativas, tive dificuldade para me acostumar com a rotina de estudos da universidade, que é baseada em métodos de avaliação diferentes”, comenta o estudante do 9º período.

No fim, tudo vale a pena.  Não é mesmo, José?

“Não deixem [a oportunidade] passar, pois será uma experiência única em que o aluno só tem a ganhar, tendo contato com a cultura e pessoas diferentes”, finaliza.

 

2ª AstroPB oferece oficinas e palestras de astronomia

Você gosta ou tem curiosidade em assuntos relacionados a corpos celestes, e fenômenos que ocorrem fora da Terra? Então, com certeza, você vai se interessar pelo 2º AstroPB, que está rolando no Câmpus Pato Branco. O evento é promovido pela UTFPR e faz parte da programação do Tecsul 2016, que segue até o dia 30 de outubro na cidade.

Através do Departamento de Física e do Grupo de Estudos, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro), o AstroPB oferece diversas atividades gratuitas voltadas a profissionais, estudantes e toda a comunidade.

A proposta da segunda edição é trazer palestras e oficinas sobre os diversas áreas da astronomia, como, por exemplo, explicar as manchas solares e também apresentar os foguetes didáticos. O evento também abriu um espaço voltado para alunos das redes municipais e de ensino médio, o Astro Kids.

Tecsul 2016

O TecSul é uma promoção da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a UTFPR. São dez dias de atividades com foco em tecnologia e inovação com o objetivo de aproximar a comunidade das pesquisas desenvolvidas na cidade.

Mestrado em computação aplicada conquista prêmio em evento científico nacional

Mais um para a nossa galeria de prêmios!

O estudante Diogo Luvizon, do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (Câmpus Curitiba), ganhou o primeiro lugar no concurso de dissertações e teses do Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (Sibgrapi).

premio_dissertacao_campus_curitiba

Diogo Luvizon apresenta o certificado de premiação

O trabalho descrito na dissertação propôs um sistema (imagem abaixo) não intrusivo, baseado somente em vídeos digitais, para medição de velocidade de veículos por meio da detecção e rastreamento de placas, tecnologia ainda inexistente no Brasil. Na pesquisa, foram descritos algoritmos inovadores para detectar regiões contendo veículos em movimento e suas placas. A velocidade de cada veículo foi estimada com base no rastreamento das placas e transformações geométricas.

sistema_dissertacao_utfpr

O trabalho foi realizado sob orientação dos professores Rodrigo Minetto e Bogdan Nassu, do Departamento Acadêmico de Informática (Dainf) e também conquistou o segundo lugar  no XXIII Latin American Contest of Master Thesis (CLTM) do CLEI (Latin American Computing Conference), realizado no Chile e que contou com a participação de outras 28 dissertações.

 

Câmpus da UTFPR realizam feiras de cursos e profissões

Tá pensando em estudar na UTFPR em 2017, mas ainda não sabe qual curso fazer? Então você não pode perder as feiras de cursos que estão rolando nesta semana em alguns Câmpus. O objetivo dos eventos, além de apresentar os cursos, é promover à comunidade externa a própria Universidade.

20161019_130858-1-1

#Tecnológica – Câmpus Curitiba

A feira anual de cursos do Câmpus Curitiba, a #Tecnológica, acontece nesta quinta (20) nas Sedes Centro e Ecoville.  Serão apresentados cursos de graduação e pós-graduação ofertados na cidade. Cada departamento organizou um programa específico, com oficinas, experimentos, jogos e até uma batalha de robôs, promovida pelo Departamento de Eletrônica! A feira acontece durante todo o dia, até às 21h.

Também no Câmpus Curitiba, representantes de universidades suecas irão fazer uma exposição sobre as oportunidades de bolsas de estudo para cursos de graduação e mestrado no País. A palestra informativa ocorrerá em duas sessões, às 12h e às 15h.

Endereços
Sede Centro – Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças, 80230-901 – Curitiba

Sede Ecoville -R. Dep. Heitor Alencar Furtado, 5000 – Campo Comprido, 81280-340 – Curitiba

Expo-UT Toledo

Já no Câmpus Toledo, a feira de cursos é denominada ‘Expo UT’ e,  neste ano, terá como tema ‘Ciência Alimentando o Brasil’. O evento acontece nos dias 20 e 21 de outubro e trará na programação: palestras abordando o tema da propriedade intelectual, feira científica e, é claro, a feira de cursos oferecidos pelo Câmpus. Para ter acesso à Expo-UT é necessário realizar a inscrição prévia por meio do site do evento.

Endereço
Rua Cristo Rei, 19 – Vila Becker, 85902-490 – Toledo

Expo-UT Santa Helena

O evento segue até a próxima sexta-feira (21) e já trouxe semanas acadêmicas de Ciência da Computação e Ciências Biológicas e também feira de empresas, negócios, estágios e empregos. Tudo para aproximar a UTF de toda a comunidade da cidade. Aproveita que ainda não acabou e venha conferir!

Endereço
Rua Cerejeira, s/n – São Luiz, 85892-000 – Santa Helena

Participe! :)

Gincana Universitária no Câmpus Toledo

O feriado de 12 de outubro foi de festa e muita animação no Câmpus Toledo com a primeira edição da gincana universitária, a UTFPR Go. O evento foi realizado como uma forma de integrar os alunos e servidores da Universidade.

Na programação, competições esportivas, atividades culturais e ações sociais.

Olha aí um pouco do que rolou na Gincana:

reitor_gincana-309 reitor_gincana-311 reitor_gincana-320 reitor_gincana-335 reitor_gincana-360

O evento é fruto de uma parceria entre a Direção Geral do Câmpus, Diretório Central dos Estudantes, cetros acadêmicos e atléticas dos cursos.