Ação em Francisco Beltrão alerta estudantes para os riscos do cigarro

A UTFPR de Francisco Beltrão montou uma exposição com o intuito de conscientizar a comunidade interna para os malefícios causados pelo cigarro. Alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Tabaco, comemorado nesta terça-feira, 31 de maio, a ação foi montada em forma de labirinto, no saguão do Câmpus, com cigarros suspensos. A ideia simbólica é fazer com que os estudantes se desviem dos cigarros, assim como podem se desviar no seu dia a dia.

Para entrar no Câmpus, alunos precisam desviar concretamente dos cigarros (Foto: Ascom/FB)

Para entrar no Câmpus, alunos precisam desviar concretamente dos cigarros (Foto: Ascom/FB)

A atividade foi idealizada e executada pela Comunidade Integrada na Multiplicação do Conhecimento (Cimco). O programa trabalha com ações voltadas para a promoção, qualidade de vida e cidadania. Segundo a coordenadora do Cimco em Francisco Beltrão, Thaís Medeiros, “o grupo optou por uma atividade diferente, com o labirinto, já que os malefícios causados pelo fumo já são de conhecimento de todos. Usamos cartazes com depoimentos, frases de impacto e imagens que remetem aos malefícios para chamar atenção para a exposição que fica no hall de entrada, passagem da maioria dos alunos que utiliza transporte coletivo”.

Outras ações

Ainda para este ano, o Cimco irá realizar ações alusivas a períodos específicos de engajamento social sobre causas específicas, como é o caso do Outubro Rosa e do Dia Mundial de Luta contra Aids. A próxima atividade será uma campanha de doação, já com data programada: entre os dias 3 e 30 de junho.

“É importante realizar ações de conscientização, já que nosso público é em sua maioria formada por jovens que são formadores de opinião e também podem trabalhar com a disseminação da informação”, conclui Thaís.

Sisu 2016.2

Galera, oportunidade para a galera que está a fim de estudar na UTF e já neste segundo semestre letivo 😉

Já estão abertas as inscrições para a edição de inverso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. Apenas para os câmpus da UTFPR, são mais de 4 mil vagas em 103 cursos de graduação. Mas atenção: o prazo para efetuar as inscrições vai até às 23h59 desta quinta-feira, dia 2.

Clique aqui e confira o edital completo do Sisu-UTFPR.

Quem pode concorrer?

A inscrição é restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tenha obtido nota na prova de redação que não seja zero.

O candidato pode se inscrever em até duas opções de vaga, identificado a ordem de preferência, em uma das instituições participantes do Sisu. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. Também é possível indicar a opção por concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012).

Datas importantes

Para anotar na agenda! A previsão do Ministério da Educação é que resultado da primeira chamada do Sistema seja divulgado no dia 6 de junho, na página do Sisu. Os candidatos selecionados devem fazer o requerimento de matrícula nos dias 10, 13 e 14 de junho, diretamente no câmpus onde o curso é ofertado. Os não selecionados poderão se candidatos à Lista de Espera do Sistema; o prazo para adesão é de 6 a 17 de junho.

E para mais informações, basta dar um pulo na página de “Futuros Alunos da UTFPR”

Protagonismo Estudantil 2016

Você tem alguma proposta para melhorar o ambiente acadêmico? Então se liga nessa!

Já está disponível o edital de seleção para projetos de protagonismo estudantil, destinado a seleção de propostas de alunos da Universidade que tenham por objetivo melhorar o ambiente acadêmico. As inscrições vão até dia 14 de junho.

Serão ofertadas bolsas a todos os câmpus para os estudantes desenvolverem projetos que visam o bem da comunidade acadêmica, sendo a escolha do tema livre aos alunos interessados. Entretanto, o foco do projeto deve ser voltado ao desenvolvimento profissional, relacional, artístico, cultura, desportivo ou pessoal dos estudantes.

Serão disponibilizado três bolsas para cada câmpus por um período de até dez meses no valor de R$ 400. Os projetos passaram por uma comissão que avaliará e pontuará cada proposta. O resultado estará disponível no site da UTFPR no dia 24 de junho.

Quem desejar se inscrever deverá protocolar os documentos no Núcleo de Assistência Estudantil (Nuape) conforme edital do projeto.

Avaliação do docente pelo discente

Como melhorar o ensino da UTF? A resposta é simples: ouvindo vocês, nossos alunos!

Pois é, está disponível para a galera de todos os câmpus a avaliação semestral dos professores. Lá, é possível avaliar as atividades desenvolvidas durante o semestre, julgando os quesitos: conteúdo, didática, planejamento, avaliações e relacionamento. Ah, também há um espaço para comentários sobre o andamento da disciplina. As avaliações ficam abertas até 23 de junho.

Para realizar a avaliação, é preciso acessar o portal do aluno do respectivo câmpus e clicar no ícone “Avaliação do Professor”. A partir daí, abrirá uma página explicando como funciona a avaliação e, em seguida, uma nova com as matérias cursadas no atual semestre. Ao escolher a disciplina para avaliação, será possível atribuir estrelas, em uma escala crescente de 1 a 5, indicando a qualidade do professor em cada quesito.

Lembrando que este instrumento só tem efeito se todos participarem. No semestre 2015.2, 44% dos alunos realizaram a avaliação. Ou seja, podemos aumentar esse índice ainda mais 😉

Sobre a avaliação

A avaliação do docente pelo discente foi pensada para proporcionar aos alunos a participação efetiva na busca pela excelência do ensino e, aos professores, os retornos esperados e muitas vezes necessários ao bom andamento de suas práticas didático-pedagógicas. O processo é conduzido por uma Comissão Própria de Avaliação, responsável pelo sigilo total das informações.

Campo Mourão abre inscrições para dupla diplomação em Eletrônica

Ótima oportunidade para os alunos do 7º período de Engenharia Eletrônica de Campo Mourão!

O programa de dupla diplomação entre a UTF e o curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Politécnico de Bragança em Portugal está com inscrições abertas para alunos de Campo Mourão. O objetivo é contribuir com a qualidade de formação acadêmica e estimular novas estratégias de desenvolvimento do ensino de graduação na Universidade.

As inscrições podem ser realizadas até 25 de maio, na Diretoria de Graduação e Educação Profissional do próprio Câmpus. Para participar, o aluno deve estar cursando a partir do 7º período do curso e possuir coeficiente de rendimento de, no mínimo, 0,65. Ah, também é preciso ter disponibilidade de morar em Portugal por pelo menos 12 meses, suave né? 😉

Ao todo, serão selecionados até quatro alunos. A classificação dos candidatos se dá pela avaliação instituída pelo próprio câmpus. O início das atividades está marcado para o mês de setembro. E o melhor de tudo é ter a possibilidade exercer a profissão no Brasil e na Europa.

A lista preliminar com os classificados será divulgada no dia 31 de maio.

Para mais informações, consulte aqui o edital.

Que chance de ouro, minha gente!