Curso de alemão com desconto para alunos do Câmpus Curitiba

Os estudantes do Câmpus Curitiba contam com uma nova oportunidade oferecida através das parcerias firmadas com a Instituição. Desta vez é o desconto nos cursos de língua alemã ofertados pelo Instituto Cultural Brasileiro Germânico (Goethe-Institut).

parceria_curso_alemão_utfO convênio foi assinado no último dia 29 pelo reitor Carlos Eduardo Cantarelli e pela coordenadora geral do Instituto Goethe, Cláudia Rommelt – foto ao lado –, em cerimônia realizada na Reitoria da Universidade.

A parceria beneficiará com desconto de 10 % para servidores e para alunos do Câmpus Curitiba  com nível inferior a B2 (de fluência) e de 20% para servidores e alunos do Câmpus Curitiba a partir do nível B2.

Novas turmas presenciais do Inglês sem Fronteiras

A fim de aperfeiçoar seu inglês? Você já pode se inscrever para as novas turmas presenciais do Inglês sem Fronteiras!

Para participar, é necessário ter realizado o TOEFL ITP (que possui validade de dois anos) pelo Programa Inglês sem Fronteiras, com o score igual ou superior a 337. Esta nova seleção contempla turmas apenas para o Câmpus Curitiba:

novas_turmas_ingles_sem_fronteirasO curso é destinado a alunos de graduação, mestrado e doutorado, e servidores (técnicos-administrativos e professores). As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Programa, até 6 de abril.

Inscrições abertas para reopção de curso para os alunos da UTF

Reopcao de Curso-01

Quer mudar de curso? Essa é hora!

Foi lançado, no último dia 10, o edital de inscrições para processo seletivo de reopção de cursode graduação para o 2° semestre letivo de 2016. Segundo a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional, ao todo, são 573 vagas distribuídas nos 13 câmpus da UTFPR.

A seleção é destinada exclusivamente ao aluno regularmente matriculado ou com matrícula trancada, no mínimo, no 2° período em um dos cursode graduação da UTFPR e que deseja fazer a reopção de curso no próprio câmpus. As inscrições ocorrem no período de 21 a 31 de março. Para concorrer, o candidato deve preencher e enviar a ficha online de inscrição, bem como imprimir e protocolar uma cópia no Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do câmpus. O edital também exige a apresentação da declaração das disciplinas que o candidato deseja convalidação.

Confira o calendário:

  • 1ª chamada: 20 de abril
  • 2ª chamada: 02 de maio

Nos dias 27 de abril (1ª chamada) e 06 de maio (2ª chamada), deve ser realizada a entrega no Derac da Declaração de Aceite de Mudança de Curso assinada para a efetivação do Registro Acadêmico. Após o aceite, o aluno será efetivado no curso pretendido e desligado automaticamente do curso de origem no início das aulas do 2° semestre de 2016.

Inscrições abertas para duas bolsas na Irlanda

A UTFPR publicou o edital para o programa de mobilidade acadêmica no Instituto de Tecnologia de Limerick (LIT), na Irlanda. Serão ofertadas duas bolsas de 850 euros por mês para permanecer na instituição irlandesa, durante cinco meses, a partir do segundo semestre letivo deste ano.

irlanda 01

Mas fique ligado! Para se candidatar, o aluno deve:
– estar matriculado regularmente na graduação da UTF.
– ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 0,65.
– ter concluído, no mínimo, 50% da carga horária de integralização do curso.
– ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos que antecedem o pedido de mobilidade.
– Não ter sido beneficiário de qualquer outra bolsa de graduação sanduíche.
– Não ser estudante cujo vínculo com a UTFPR tenha ocorrido por meio de outros programas ou convênios.

LimerickInstituteofTechnology_large

Instituto de Tecnologia de Limerick

O estudante deverá entregar os seguintes documentos no Departamento de Relações Interinstititucionais (DERINT): os originais dos Anexos I, II, III e IV, o histórico escolar atualizado e a certificação de proficiência linguística em inglês com a pontuação mínima indicada no edital.

A classificação será conforme o coeficiente de rendimento e as reprovações, entre outros critérios de desempate. Os resultados parciais estarão disponíveis no dia 01º de abril de 2016 no site da DERINT.

Confira o edital completo e boa sorte! :)

Estudantes do Câmpus Pato Branco desenvolvem projeto para inclusão digital

Porque todo conhecimento deve ser compartilhado, não é mesmo? 😉

A galera do Câmpus Pato Branco, em parceria com a Prefeitura do Município, lançou no último dia 25 o programa Escola Pato Branco Digital. A iniciativa consiste na oferta de 1.500 vagas gratuitas, no período de dois anos, para capacitação e qualificação profissional de alunos de instituições públicas de ensino, de entidades assistenciais de Pato Branco que possam ter a inclusão digital como uma oportunidade de trabalho e cidadania, e de mulheres e idosos.

escola_pato_branco_digitalA ideia foi elaborada pelos professores Beatriz Terezinha Borsoi e Fábio Favarim, do Departamento Acadêmico de Informática, mas será tocada pelos alunos dos cursos de Engenharia de Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema.

O projeto contempla cursos nas áreas de: sistemas operacionais, navegadores web e email, editores de texto e planilhas eletrônicas, Arduino, Lego Mindstorms, desenvolvimento de páginas web e introdução à programação.

Para o professor Fábio Favarim, “a execução do projeto é uma forma de o DAINF possibilitar o acesso da comunidade às instalações da UTFPR, contribuir para reduzir lacunas de acesso à informação e conhecimento do uso de meios que permitam esse acesso, despertar interesse por cursos de áreas técnicas; e colaborar para melhoria do seu entorno social”, destacou.

“A participação dos alunos nessas atividades é uma forma deles retribuírem à sociedade a contribuição que recebem da mesma para estudar em uma Universidade Pública”, completa a professora Beatriz.

Parabéns, galera, pela iniciativa! 😀

Ah, e se você mora em Pato Branco e ficou interessado no curso, fique ligado aqui no Blog do Aluno para saber o início das inscrições.