Cursos de férias: Inglês sem Fronteiras

O período de férias está chegando, mas que tal aproveitar esse tempo para aperfeiçoar seu inglês? 😀

O Núcleo de Idiomas da UTFPR (Nucli) realiza entre os meses de janeiro e fevereiro um curso de inglês, em nível de extensão, destinado a alunos e servidores da Universidade. As inscrições podem ser feitas de 4 a 12 de janeiro, na área azul (aulas presenciais) do próprio site do Idiomas sem Fronteiras

Para participar, é preciso ter obtido escore igual ou maior a 337 no exame de proficiência Toefl. As aulas, com início previsto para 25 de janeiro, serão ministradas nos Câmpus Cornélio Procópio, Curitiba e Pato Branco.

Ah, e haverá emissão de certificados para aqueles que tiverem 75% de frequência e nota mínima de 6,0 nas avaliações.

Novos acordos de dupla diplomação

Já pensou cursar uma graduação e ter direito a exercer profissão no Brasil e na Europa?

E este será o futuro de muitos alunos da UTF. Na última quinta-feira, dia 10, a Universidade Tecnológica assinou cinco novos acordos de dupla diplomação com Portugal: Informática (Francisco Beltrão), Administração (Curitiba), Ciência da Computação (Ponta Grossa), Engenharia Elétrica (Cornélio Procópio) e Engenharia Eletrônica (Ponta Grossa).

Os convênios possibilitam que alunos dos cursos signatários façam um período de intercâmbio em Portugal e obtenham dois diplomas, um pela própria Universidade Tecnológica e outro pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Ao todo, já são 25 acordos de dupla diplomação firmados entre UTFPR e universidades estrangeiras.

Durante a reunião de assinatura dos acordos, o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, enfatizou a importância da internacionalização para que uma universidade seja, de fato, tecnológica e ressaltou que “esse processo [de dupla diplomação], com o intercâmbio de alunos e professores, muda a realidade, não só da Universidade, mas das cidades ondes os câmpus estão inseridos e, consequentemente, de todo o Paraná”.

Porque aluno UTF é aluno internacional! 😉

Mobilidade Estudantil Nacional 2016.1

Oportunidade para a galera de outras universidade que está a fim de fazer parte da graduação na UTFPR!

Estão abertas, até 18 de dezembro, as inscrições para o programa de Mobilidade Estudantil Nacional. Ao todo, são 223 vagas em cursos de 12 câmpus da Instituição.

Podem participar da seleção, estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil ou em Instituições de Ensino Superior paranaenses, conveniadas com a UTFPR, e que já tenham cursado e concluído, no mínimo, 20% da carga horária de integralização do curso de origem, bem como tenham, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Os interessados devem enviar a documentação listada no item 6 do edital, via Sedex com “Aviso de Recebimento” (AR), à Direotoria de Relações Interinstitucionais da UTFPR, Av. Desembargador Westphalen, 637 – Bloco J1. CEP: 80010-110 – Curitiba (PR). Para validar a inscrição, o estudante deve ainda enviar e-mail para dirinter@utfpr.edu.br, informando seu nome completo, o código de localização do SEDEX, a data da postagem nos Correios, o câmpus e o curso escolhidos.

No caso do número de pedidos de inscrição superar o número de vagas ofertadas, a seleção adotará como critério o menor número de reprovações em disciplinas do curso. O desempate será feito como base nos seguintes critérios, em ordem sequencial: maior percentual cursado da carga horária obrigatória total do curso na instituição de origem; maior idade; maior coeficiente de rendimento do aluno, incluindo-se as reprovações.

Para mais informações, não deixe de consultar os documentos do processo seletivo:

Edital de Mobilidade Estudantil Nacional
Anexo I
Anexo II
Anexo III

 

IV Fórum Internacional 2015 ICities premia aluno de engenharia civil

A vida na cidade precisa cada vez mais de ideias inovadoras, não é mesmo?

E uma dessas ideias veio do aluno da UTF de engenharia civil Michel Jean Batista, que conquistou o 1° lugar do concurso cultural Uso do Automóvel na Cidade, promovido pela Prefeitura de Curitiba dento do IV Fórum Internacional 2015 ICities.

Prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e o primeiro lugar Michel Jean Batista. Foto: Everson Bressan/SMCS

O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e o primeiro lugar Michel Jean Batista. Foto: Everson Bressan/SMCS

O projeto de Michel prevê um sistema de compartilhamento de carros, scooters e bicicletas elétricas. “Esse tipo de iniciativa ajuda a agregar opiniões de toda a comunidade e faz com que ela faça parte do desenvolvimento da cidade”, comenta o aluno do Câmpus Curitiba ao ressaltar que desde o início do concurso pensou em apresentar uma proposta que fosse relacionada às políticas adotadas por Curitiba.

Como prêmio, Michel fará uma viagem de quatro dias para o Centro de Mobilidade do Instituto Renault, na França, com agenda específica para conhecimento dos projetos na área de mobilidade.

O evento de premiação foi realizado na última quinta, dia 3, no Salão de Atos do Parque Barigui.

Organizadores do evento e autores dos projetos premiados. Foto: Everson Bressan/SMCS

Organizadores do evento e autores dos projetos premiados. Foto: Everson Bressan/SMCS

Em segundo e em terceiro lugares, ficaram, respectivamente, o projeto de planejamento paramétrico via TIC para mobilidade urbana de Curitiba e um projeto que propõe a implantação de estacionamentos e área de lazer em plataformas acima dos terminais de ônibus da capital.

O concurso complementa as atividades do seminário Uso do Automóvel na Cidade, realizado pela Prefeitura de Curitiba em abril deste ano. Uma nova edição já está sendo planejada para 2017 para continuar debatendo o tema mobilidade.

Atletas da UTF são campeões de taekwondo nos Jogos Abertos do Paraná

E quem disse que temos conquistas somente no campo acadêmico? Que nada! Ser aluno UTF é ir além em todas as áreas.

A última edição dos Jogos Abertos do Paraná, encerrada no último dia 29 na cidade de Francisco Beltrão, contou com três pódios da UTF no taekwondo: Gabriel Ostapiv, acadêmico de engenharia mecânica, campeão da categoria faixa preta até 68 kg; Lucas Ostapiv, aluno do curso técnico em agrimensura, campeão da categoria faixa preta até 80 kg; e Luis Henrique Galvão, acadêmico de análise e desenvolvimento de sistemas, campeão da categoria faixa colorida até 80 kg.

Os três são alunos do Câmpus Pato Branco e representaram a cidade no evento.


“É muito bom ser campeão num evento tão tradicional e importante para o esporte paranaense como é o Jogos Abertos. Estou muito feliz em poder deixar meu nome registrado na história dos JAPs”, comenta Gabriel Ostapiv.

Lucas Ostapiv, irmão do Gabriel e também medalhista dos jogos, conta que, para este ano, ainda está programada a participação na Copa do Brasil, que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro em João Pessoa (PB). “Apesar de já ter garantido a bolsa atleta nacional e o direito de disputar a titularidade na seleção brasileira principal de 2016, estou indo em busca dos 15 últimos pontos para finalizar o ano como o melhor atleta do Brasil na categoria sub 21 até 74 Kg, e para garantir a bolsa do programa Talento Olímpico do Paraná 2016”, ressalta Lucas.

E é claro que estaremos aqui na torcida! 😉